BIBLIOTECA

Avaliação de desempenho de estações de tratamento de água: compreender o funcionamento da eta para manter a produção de água segura para consumo humano

Resumo

A avaliação de desempenho de estações de tratamento de água (ETA) é uma ferramenta que permite o diagnóstico atual da ETA e a determinação das condições ótimas de funcionamento. Os resultados da avaliação de desempenho de duas ETA que operam em ciclo completam são apresentados, relacionando a qualidade da água produzida com as características hidráulicas e operacionais de cada ETA. Embora ambas as ETA produzam água com qualidade adequada, foi observado que a ETA I apresentava falhas hidráulicas nas unidades e operação ineficiente da coagulação e retrolavagem, enquanto a ETA II, devido ao maior controle operacional e características hidráulicas adequadas aos valores estabelecidos pela NBR 12216, apresentou maior eficiência no uso dos recursos disponíveis. Foram propostas intervenções estruturais e operacionais na ETA I, de forma a otimizar o uso dos recursos e aumentar a eficiência da estação.

Introdução

O tratamento de água tem como objetivo fornecer água segura para consumo humano, de acordo com o padrão de potabilidade estabelecido em norma do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011). O desempenho de uma estação de tratamento de água (ETA) é resultado da escolha adequada da tecnologia de tratamento, de projeto criterioso, bem como de cuidados e controle operacional. No Brasil, critérios de projeto de cada unidade de estações de tratamento de água (ETA) são definidos na norma da NBR 12216/1992 (ABNT, 1992) – ou seja, as principais variáveis e respectivos valores de dimensionamento e bom funcionamento dessas unidades. No entanto, mesmo com um bom projeto, erros de execução, sobrecarga da estação ou outros problemas operacionais (por exemplo, falhas na coagulação) podem comprometer a capacidade da ETA de produzir água com qualidade adequada. Dessa forma, na linha apresentada em CEPIS (2005), a avaliação de desempenho se apresenta como uma ferramenta valiosa que permite o diagnóstico da situação atual de estações e a determinação das condições ótimas de funcionamento Neste trabalho são apresentados resultados da avaliação de desempenho de duas ETAs, se discutindo, fundamentalmente, a importância do conhecimento das reais características operacionais das estações e sua influência sobre a qualidade da água tratada.

Autores: Rafael Kopschtiz Xavier Bastos; Bruno Moreno Ramos da Silva; Pedro Henrique Guerra Alves; Jade Tôrres Guerra de Paula e Frederico Halfeld Clark Gomes.

ÚLTIMOS ARTIGOS: