BIBLIOTECA

Detalhando a Cruz de Lambert com foco na gestão da infraestrutura para redução de perdas reais – metodologia de priorização de ramais para troca preventiva utilizando ferramentas de georreferenciamento

Resumo

O gerenciamento da infraestrutura no controle de perdas de água requer cada vez mais a necessidade de informações rápidas e com boa precisão para a tomada de decisão, tornando imprescindível a existência de ferramentas que interpretem e realizem a pré-análise dos dados que estão disponíveis. Para isso aplicamos uma metodologia que se utiliza do software ArcGis como ferramenta de análise e leitura a fim de obtermos dados relativos a ramais que necessitem serem trocados. Por meio de banco de dados, escolhemos um Setor de Abastecimento e baixamos as informações referentes à distribuição de água no software ArcGis. Com as informações inseridas fazemos uma análise nas ligações onde há ocorrências de vazamentos nos últimos dois anos (limite máximo de dados disponíveis no nosso GIS) e idade superior a dez anos das ligações do setor de abastecimento. Com o resultado desse levantamento fazemos um mapa de densidade Kernel onde ele mostrará, por tons de cores, as áreas onde houve vazamentos nos últimos dois anos nas ligações mais antigas. Com essa informação é possível direcionar as trocas preventivas de ramais, as ações a fim de mitigar uma das causas das perdas reais. Esta metodologia permite o acompanhamento da execução dos trabalhos através de banco de dados, utilizando o código identificador de cada ligação relacionada na tabela gerada pelo software, agilizando assim, não só o planejamento como o controle desta importante ação de gerenciamento da infraestrutura.

Introdução

Nesses últimos tempos, a maior parte do país passa por uma crise hídrica tornando o gerenciamento no controle de perdas um papel fundamental numa empresa de distribuição de água.

O gerenciamento da infraestrutura no controle de perdas de água requer cada vez mais a necessidade de informações rápidas e com boa precisão para a tomada de decisão, tornando imprescindível a existência de ferramentas que interpretem e realizem a pré-análise dos dados que estão disponíveis. Para isso aplicamos uma metodologia que se utiliza do software ArcGis como ferramenta de análise e leitura a fim de obtermos dados relativos a ramais que necessitem serem trocados.

Segundo a Cruz de Lambert, para reduzirmos as perdas reais de água é necessário a criação de um processo estruturado de trabalho, onde quatro pilares de atividades se encontram. O Gerenciamento das Pressões; a Rapidez e qualidade dos Reparos; o Controle Ativo de Vazamentos e o Gerenciamento da Infraestrutura são ações de trabalho essenciais para obtermos soluções a perdas reais.

Autores: Edson Munhoz; Maurício da Silva Rosário; Luciano Carlos Sandrini; Filipe Slobodticov e Evandro Vale de Almeida.

ÚLTIMOS ARTIGOS: