BIBLIOTECA

Áreas irregulares de vulnerabilidade social um campo ideal para criação de distrito de medição e controle (DMC) no setor de abastecimento de água

Resumo

A literatura especializada em sistema de abastecimento de água cita diversos fatores que contribuem para o aumento das perdas reais. Dentre eles destacam-se a falta de infraestrutura, a má qualidade dos materiais, a falta de mão de obra especializada e principalmente a falta de controle nas áreas abastecidas. Em áreas irregulares de vulnerabilidade social é possível constatar esses e outros problemas apontados na literatura, o que tornam essas áreas locais propícios para implantação de áreas de controle, os chamados Distritos de Medição e Controle (DMC) com a implantação de infraestrutura adequada e a utilização de mão de obra especializada.

Objetivo

O Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso de implementação de Contrato de Performance voltado para áreas de vulnerabilidade social com foco na setorização através da criação de Distrito de Medição e Controle (DMC) reduzindo as perdas reais na área afetada.

Outro benefício desse plano de trabalho é trazer mais informações para uma boa análise crítica buscando compreender o fator preponderante das causas das perdas reais em um sistema de abastecimento.

Autores: Rubens Caetano da Silva; Maurício da Silva Rosário; Luciano Carlos Sandrini; Filipe Slobodticov e Julio Cesar Faustino Silveira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: