BIBLIOTECA

Programa combate ao desperdício de água

Resumo

O Programa Combate ao Desperdício de Água tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional, visando à formação de valores sociais e culturais relacionados ao meio ambiente e à promoção de hábitos conscientes quanto ao uso da água. O Programa subsidia a elaboração de instrumento pedagógico para a compreensão da relação entre meio ambiente e recursos hídricos. Consiste em capacitar professores e funcionários para transmitir aos alunos, de forma interdisciplinar, os temas relativos ao combate ao desperdício de água. Atende às escolas da Rede Municipal do município de Suzano-SP que serão selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Introdução

O nosso planeta, formado por ¾ de água e ¼ de terra contava, em 2012, com, aproximadamente, 6.908 bilhões de habitantes de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas – FUNAP e deverá, segundo estimativas da própria Organização das Nações Unidas – ONU, chegar à marca dos 9 bilhões de habitantes em 2050.

Apesar dos esforços existentes, muitos de nós ignoramos o rápido esgotamento dos recursos naturais que já nos afeta no presente e que comprometerá, sem dúvida, as gerações futuras com graves consequências. Segundo o Relatório do Planeta Vivo 2010 da WWF (World Wide Fund for Nature):

“O consumo de recursos naturais cresceu 50% mais do que a capacidade de renovação do planeta, seja em ar limpo, água potável, terra e outros recursos.”

É preciso ter em mente que as dimensões do planeta não nos isentam dos impactos que nossos atos desencadeiam, principalmente, em relação à natureza. De fato, precisamos assegurar a vida no planeta e, sem dúvida, devemos sensibilizar as pessoas para as questões socioambientais principalmente pela educação, pois só assim vamos, no decorrer do tempo, assumindo nossas parcelas de responsabilidade em relação à preservação do meio ambiente. Nesse momento, espera-se uma mudança de comportamento, ou seja, a formação de um sujeito ecológico (Carvalho, 2004). Ainda, segundo Carvalho (2004, p.65):

“O ideal de ser e de viver em um mundo ecológico se vai construindo como um parâmetro orientador das decisões e escolha de vida que os ecologistas, os educadores ambientais e as pessoas que aderem a essas ideias vão assumindo e incorporando, buscando experimentar em suas vidas cotidianas essas atitudes e comportamentos ecologicamente orientados.”

No município de Suzano, os percentuais de desperdício de água são consideráveis e, de acordo com reportagem do jornal Diário de Suzano (edição 9536) do dia 09 de junho de 2013:

“(…) A grande preocupação, no entanto, é com o desperdício, onde 25% da água é desperdiçada. O município perde, por ano, 140 mil litros de água.” (grifo nosso).

Assim, por meio de parceria firmada entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, através de sua Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana – MT e a Secretaria Municipal de Educação de Suzano-SP promovemos do Programa de Combate ao Desperdício de Água, desde 2013 (fase de planejamento), com o intuído de sensibilizar a população sobre a questão do desperdício e a vital importância desse recurso natural.

Autores: Paulo Sérgio Alves de Brito; Isis Vanessa Pachi e Sueli Stuchi.

ÚLTIMOS ARTIGOS: