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Case SAAE de Marechal Cândido Rondon de redução de perdas de água: apostando na boa estratégia para obtenção de resultados

Resumo

As perdas de água constituem-se em um problema mundial, gerando baixas performances à grande maioria dos sistemas. O estabelecimento de ações contínuas de redução e controle de perdas assegura benefícios em curto, médio e longo prazos, com eficiência e eficácia. O SAAE de Marechal Cândido Rondon, com vistas em reduzir suas perdas de água, partiu da estratégia de utilizar metodologias conhecidas como o ciclo do PDCA, Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas, Balanço Hídrico, Controle Estatístico dos Processos, entre outros. Diferentemente de se saber reduzir perdas, é saber que estratégia dever-se-á formular e executar visando dar consecução aos resultados previstos.
Sendo assim, o presente trabalho vem com o objetivo de descrever a estratégia utilizada que culminou em bons resultados, tendo atingido patamares abaixo de 214,1 L/lig.dia (dez/16), partido-se de um índice de 241 L/lig.dia (dez/13). Além dos resultados mensuráveis, outros, intangíveis e de difícil mensuração, também foram obtidos: melhoria na qualidade do abastecimento, melhoria da cultura de combate às perdas, melhoria da qualidade de materiais e equipamentos, implantação das centrais de controle orquestradoras da operação e da comercialização, melhoria na comunicação e integração entre os setores comerciais e operacionais, melhoria na qualidade dos investimentos, entre outros.
A estratégia adotada pelo SAAE, durante os 36 meses, objeto do presente CASE, foram fruto de adequada formulação e, principalmente, boa execução. Adotou-se a disciplina pelos resultados, a partir de adequada conjugação entre três importantes subprocessos: processo de liderança, processo de operações ou de planejamento operacional e processo estratégia.

Introdução

No Brasil, de acordo com dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, no Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto, o índice de perdas no sistema de abastecimento de água no ano de 2015 foi de 36,7% (SNIS, 2017).

As perdas de água constituem-se em um problema mundial, gerando baixas performances à grande maioria dos sistemas; porém, alguns países ou cidades, com planejamento, conhecimento, recursos e gestão, conseguiram atingir e manter baixos os níveis de perdas nos seus sistemas. O estabelecimento de ações contínuas de redução e controle de perdas assegura benefícios em curto, médio e longo prazos, com eficiência e eficácia. Ações relativamente simples para avaliação destas perdas consistem, por exemplo, em métodos como o do balanço hídrico, das vazões noturnas, combinação deles, entre outras metodologias.

O Sistema de Abastecimento de Água da Sede de Marechal Cândido Rondon é operado e mantido pela autarquia municipal SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. É constituído por três grandes regiões de abastecimento: a Região I, a Região II e a Região III, as quais possuem três (3) DMC’s – distritos de medição e controle, sendo um (1) na Região I e dois (2) na Região II. Estas regiões, que se encontram dispersas em todo o entorno da área urbana, são constituídas por unidades operacionais com 18 poços tubulares, 5 captações de água de minas, elevatórias de água bruta e tratada, adutoras de água bruta e tratada, reservatórios e o sistema de distribuição.

O SAAE de Marechal Cândido Rondon, com vistas em reduzir as perdas de água, buscou incorporar a experiência e os conhecimentos acumulados pela autarquia ao longo dos últimos anos, partindo de uma visão de como seria um modelo de excelência nas práticas de gestão, operação, manutenção e comercialização de um operador de sistema de abastecimento de água. Para tanto, como base, metodologias conhecidas foram utilizadas e fortalecidas, como o ciclo do PDCA – Plan-Do-Check-Act, método MASPP, Balanço-Hídrico, CEP – Controle Estatístico dos Processos, entre outros.

A ferramenta CEP tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte de nossa estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de processos, produtos, serviços e redução de custos. Quando um processo está sob controle estatístico, seu comportamento é previsível e toda sua variação é decorrente apenas de causas comuns. Portanto, se existe a evidência de uma causa especial no processo, este é dito instável estatisticamente (Gouveia, 2011).

A metodologia MASPP como descrito anteriormente, é um Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas de Água, no qual está contida, além do Controle Estatístico de Processo (CEP), a utilização de diversas ferramentas de qualidade, como: Diagrama de Ishikawa (causa e efeito), Gráfico de Pareto, Plano de Ação (5w2h), PDCA. É passível de aplicação em qualquer processo, ou qualquer problema, o que maximiza sua importância e aplicação nas organizações (Gouveia, 2011).

Para acompanhamento e análise dos resultados o SAAE adota como principal indicador de perdas um indicador volumétrico de desempenho, denominado de Índice de Perdas por Ligação (IPL), mais preciso que os percentuais. Este indicador relaciona a diferença entre volume disponibilizado (VD) e volume utilizado (VU) ao número de ligações ativas (LA) e número de dias (ND). Para considerar as variabilidades do ano e de períodos de leituras entre VD e VU, considera-se os dados do mês de referência e os 11 meses anteriores, denominando-se assim de IPL anualizado.

Autores: Ana Paula Scherer; Carlos Eduardo Kozerski; Mirta Schlindwein Lucas e Roseléia Martini de Aguiar.

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