BIBLIOTECA

Bloqueio em carga de tubulação de esgoto bruto através da técnica de congelamento criogênico

Resumo

Um dos ativos mais importantes nas instalações de saneamento são as válvulas. Elas têm várias aplicações nos sistemas de água e esgoto, generalizando, podemos dizer que elas têm basicamente 2 funções, bloqueio e controle. A função bloqueio tem grande importância tanto para a operação quanto para a manutenção, sendo que em muitos casos, a instalação de uma válvula de bloqueio é pensada para atender necessidades de manutenção, sendo crucial para esta atividade, como é o caso da válvula gaveta DN2000 com válvula gaveta de “by-pass” DN150 da ETE Barueri, cuja localização entre o poço de entrada de esgoto bruto e a sucção da bomba de recalque Ebara é estratégica e tem a função de bloquear o fluxo até aquela bomba permitindo sua manutenção, uma vez que a mesma está abaixo da cota do poço de sucção. Em 2016 devido a necessidade de manutenção da bomba verificou-se que a válvula DN2000 não estava mais bloqueando o fluxo de esgoto inviabilizando os trabalhos naquela bomba. Após alguns testes, a equipe de manutenção da ETE Barueri verificou que o vazamento de esgoto provavelmente era proveniente da válvula DN150 do “by-pass”, porém o grande problema que se colocava era a necessidade de uma parada na daquela estação para esvaziamento do poço de sucção e substituição da válvula DN150. Este trabalho vem relatar como através da técnica do congelamento criogênico em uma ação pioneira na área de esgotos, a tubulação do “by-pass” da válvula foi bloqueada em carga pela equipe de manutenção daquela estação sem a necessidade de paradas para realizar a substituição da válvula gaveta de bloqueio DN150.

Introdução

No âmbito do saneamento a realização dos mais diversos tipos de manutenções em equipamentos e tubulações sempre gera dificuldades tanto para as equipes de manutenção como para a operação, sendo esta última diretamente afetada por qualquer intervenção da manutenção.

Assim sendo, para uma operação e manutenção adequadas em qualquer sistema são previstas válvulas de bloqueio para isolamento de trechos de tubulação propiciando condições adequadas para intervenções nas linhas e seus componentes como válvulas e bombas, mas o que fazer quando uma válvula prevista para bloquear não bloqueia? Paramos todo o sistema? E se isto não for possível, como fazer? Quais são as alternativas?

O objetivo deste trabalho é relatar uma situação como esta ocorrida em uma válvula de bloqueio na linha de sucção das bombas da ETE Barueri, a maior estação de tratamento de esgotos da RMSP e como este problema foi resolvido pela equipe de manutenção daquela estação através da aplicação pioneira em esgoto de um bloqueio em carga através da realização do congelamento da tubulação.

A equipe de manutenção da ETE Barueri necessitava fazer a retirada de uma de suas bombas de esgoto bruto da EEE Final para reforma. Este equipamento encontra-se instalado em uma elevatória de poço seco, porém ele trabalha afogado a uma profundida de quase 40 metros.

Autores: Fernando Barbosa Trindade e Hamilton Bernardo de Lima.


 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: