BIBLIOTECA

Avaliação da produção de biogás e potencial energético de lagoa anaeróbia em escala real tratando efluentes de indústria alimentícia de conservas

Resumo

O presente estudo avaliou o potencial de geração de energia a partir do biogás produzido pelo sistema de tratamento anaeróbico de uma indústria de conservas de alimentos de origem vegetal, situada em Blumenau/SC. O sistema de tratamento é composto por duas caixas de areia, uma peneira para retenção de sólidos grosseiros, decantador Dortmund, lagoa facultativa anaeróbia seguida por uma lagoa de polimento em série. Realizaram-se 7 coletas do despejo antes de depois da lagoa anaeróbia para análise de DQO, Sólidos Totais e Sólidos Suspensos. A vazão média registrada pelas coletas foi de 374 m³/dia, variando de 136 m³/dia a 522 m³/dia. A eficiência de remoção de DQO foi calculada em 58,7%, sendo que a média de entrada foi de 2124,0 mg/L e de saída 387 mg/L. O resultado de Sólidos Totais e Suspensos foi bastante variável, chegando a resultados negativos de eficiência na saída da lagoa anaeróbia. A produção de biogás foi estimada e teve média de 146,3 m³ biogás/dia, com composição de 65% de metano. A economia com lenha para a caldeira estimada para uma extrapolação anual foi de 142 m³ de lenha. O potencial de produção de energia elétrica foi estimado em 466,7 kW/dia, que se utilizando no horário de ponta (3h/dia), seria suficiente para suprir totalmente o gasto com o diesel e 91,2% do consumido atualmente da concessionária nesse horário.

Introdução

A alta demanda energética industrial e o aumento na tarifa das distribuidoras justificam o investimento por parte das indústrias em novas tecnologias para abrandar o custo final de operação. Isso, aliado à obrigatoriedade de tratamento dos efluentes e consequente produção de biogás, contribuinte com o efeito estufa, conduzem a uma solução única. A possibilidade de utilização do biogás para fins energéticos é alcançada através de uma boa eficiência no tratamento de despejos, com baixa produção de gases secundários, como gás sulfídrico e alta taxa de conversão da Demanda Química de Oxigênio (DQO). Outro benefício aliado à captura do biogás e melhoria na eficiência do tratamento será a redução da emissão de odores e consequente benefício para as comunidades vizinhas.

O presente trabalho avaliará a quantidade de biogás formado através de uma lagoa facultativa anaeróbia de tratamento de despejo industrial e seu potencial de geração de energia. Pretende-se estudar se o biogás produzido tem qualidade e quantidade suficientes para ser utilizado no local como fonte alternativa de energia. Além do benefício econômico, com a redução nos gastos com a tarifa de energia elétrica, trará também benefícios ambientais, pois evitará a emissão de gases do efeito estufa (GEE), como metano e gás carbônico. Outro importante benefício será social, pois o odor atualmente emanado do tratamento será potencialmente diminuído, evitando descontentamentos por parte das comunidades vizinhas.

A lagoa de tratamento está implantada no parque industrial da Cia Hemmer Ltda. de alimentos em conservas, empresa fundada em 1915 na cidade de Blumenau. Seu principal produto é pepino em conserva, porém são processados muitos outros alimentos, como molho de cachorro quente, chucrute, diversos condimentos, mel, outros vegetais em conserva, etc. Supõe-se que a carga orgânica afluente (de entrada) na lagoa é suficiente para, em condições ótimas de tratamento, gerar uma parcela de metano suficiente para o biogás ser técnica e economicamente viável no aproveitamento energético do mesmo na própria indústria.

O trabalho teve como objetivo geral avaliar o potencial de geração de biogás produzido a partir de uma lagoa de tratamento de efluentes de uma indústria de conservas alimentícias, para fins energéticos. Como objetivos específicos: a) foi realizado o diagnóstico da eficiência do tratamento anaeróbico e estimativa da qualidade e do volume de produção do biogás; b) identificaram-se os arranjos tecnológicos interessantes para o aproveitamento do biogás na indústria; e c) levantaram-se informações para a avaliação da viabilidade técnico-econômica da implementação de um sistema de aproveitamento do biogás energeticamente.

Autores: Alexia Cristina Ruediger; Carolina Bayer Gomes Cabral e Paulo Belli Filho.

ÚLTIMOS ARTIGOS: