Usos da água no Brasil
A agricultura irrigada, o abastecimento urbano e a indústria de transformação somam cerca de 84% do total de usos da água no Brasil
A evolução dos usos da água foi expressiva das últimas décadas – a retirada para os usos setoriais expandiu em 536 bilhões de litros médios anuais entre 1940 e 1980, acelerando para 781 bilhões entre 1980 e 2000 e para 1 trilhão e 189 bilhões entre 2000 e 2021.
Estima- -se uma expansão de uso de 1 trilhão e 290 bilhões de litros ao ano até 2040.
Atualmente, somando o uso múltiplo por evaporação líquida de reservatórios, a retirada total de água no Brasil é de 96 trilhões de litros ao ano (3.047 m³/s) – 30% por evaporação e 70% por setores específicos ao ano. Dentre os setores, a agricultura irrigada, o abastecimento urbano e a indústria de transformação somam cerca de 84% do total.
O SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é a principal fonte de dados sobre o tema no País.
Além de repositório da melhor informação disponível, em termos de quantidade e qualidade da água, contempla os usos da água e a situação da gestão de recursos hídricos em todo o território nacional.
Para comunicar e explicar os temas inéditos e as atualizações dos dados existentes foi criado um boletim periódico com linguagem simples e bastante ilustrado para facilitar e disseminar o acesso à informação.
Fonte: Veja o Boletim do SNIRH nº 1 está disponível em formato desktop – https://lnkd.in/dMECkc8t e celular – https://lnkd.in/desMu5hj.
LEIA TAMBÉM: ANA ATUALIZA SÉRIES HISTÓRICAS E PROJEÇÕES DE USOS DA ÁGUA NAS ÁREAS ACIMA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS