BIBLIOTECA

Avaliação da água do córrego segredo: interferência do tratamento de efluentes no instituto São Vicente

Resumo

Este trabalho realizou análises de qualidade da água em pontos do Córrego Segredo, localizado em Campo Grande – MS, baseando-se no Standard methods for the examination of water and wastewater, visando analisar a interferência de um sistema de tratamento de esgoto por lagoa de maturação localizado próximo ao córrego, onde foram analisados parâmetros como oxigênio dissolvido, DBO5,20, fósforo, nitrogênio, coliformes, pH, turbidez, temperatura e sólidos. O curso hídrico foi enquadrado como rio de classe 2, como estabelece a legislação CONAMA 357. Algumas análises deram alterações justificadas pelo fato das campanhas terem sido realizadas em períodos de chuva. Os coliformes deram acima do estipulado pela legislação em um ponto antes e distante da lagoa de maturação o que implica o fato de ser uma área rural e pode ter sofrido contaminação por fezes de animais. Após analisar todos os índices verificou-se que que o sistema de tratamento de esgoto localizado perto do curso hídrico não interferiu no córrego Segredo e que as alterações observadas podem ser explicadas pela chuva e pela poluição através de fezes de animais.

Introdução

Souza et al. (2014) revelou em seus estudos que a qualidade da água é aspecto indispensável, quando se trata dos seus principais usos, em especial, para fins como o abastecimento humano. Este uso tem sofrido restrições significativas em função de prejuízos nos rios provenientes das ações naturais e antrópicas, as quais alteram os aspectos de qualidade e quantidade de água disponível para o uso humano.

Para que seja considerada água de qualidade, é necessário que a mesma esteja nas condições perfeitas para uso. O CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), rege as diretrizes para as características dos cursos hídricos, onde realizam estudos e monitoramento em todo país.

Além das diversas finalidades que a água pode ter como para consumo humano, uso alimentício, agrícola e etc., A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. As atividades humanas geram poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor. Logo a poluição que pode ter diversas origens como química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água (PEREIRA, 2004).

Toledo & Nicolella (2002) afirmam que o uso de indicadores de qualidade de água consiste no emprego de variáveis que se correlacionam com as alterações ocorridas na micro bacia, sejam estas de origens antrópicas ou naturais.

O principal foco deste trabalho visa avaliar as condições do córrego segredo, coletando água de pontos próximos a um sistema de tratamento de esgoto por lagoa de maturação que logo após o fim de seu tratamento é despejado no solo, visando analisar se esse sistema implantado próximo ao córrego Segredo gera alguma influência sobre o mesmo.

Autores: Milina de Oliveira, Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, Priscila Sabioni Cavalheri, João Pedro Caversan e Andryws Leite Pereira Lima.

ÚLTIMOS ARTIGOS: