BIBLIOTECA

Automação dos painéis dos sopradores de ar dos tanques de aeração de estação de tratamento de esgotos, tendo como objetivo melhoria no controle de oxigênio dissolvido desses tanques e eficiência energética do equipamento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as melhorias realizadas nos painéis elétricos dos sopradores Dresser da Estação de Tratamento de Esgotos do ABC (ETE ABC), visando melhoria no controle de Oxigênio Dissolvido (OD) nos tanques de aeração, e consequentemente a estabilidade geral nos processos subsequentes. Visa também a eficiência energética nesta etapa do processo, considerando a Sabesp um dos maiores clientes da Companhia de Energia Elétrica da Região Metropolitana de São Paulo, Eletropaulo, e os sopradores serem os equipamentos com maior consumo da planta. Portanto qualquer diminuição na abertura dos sopradores representa importante redução no consumo de energia elétrica. Esse trabalho também detalha passo a passo as etapas e demonstra os resultados financeiros e operacionais obtidos com as intervenções realizadas.

Introdução

A Estação de Tratamento de Esgotos do ABC (ETE ABC) está localizada no município de São Paulo, próximo à avenida Almirante Delamare e à margem esquerda do Córrego dos Meninos, na divisa entre os municípios de São Paulo e São Caetano do Sul. A instalação atende as cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Mauá, e uma parte da cidade de São Paulo. Com uma vazão média de 2,3 mil litros/segundo a estação beneficia aproximadamente 1,4 milhões de habitantes.

No tratamento aeróbico de uma estação de tratamento de esgotos por lodo ativado é enviado oxigênio ao chamado licor misto nos tanques de aeração. Isso ocorre, para que os microrganismos presentes neste licor possam decompor a matéria orgânica do esgoto, e os sopradores de ar são os equipamentos que realizam essa função, como ilustrado na figura 1:

(…)

Autores: Allan dos Anjos Pestana; Alberto Yoshio Hirata; Fábio Isamu Ogawa; Roberto Almeida Costa e Ronaldo Paladino.

ÚLTIMOS ARTIGOS: