BIBLIOTECA

Areia e sustentabilidade: 10 recomendações estratégicas para evitar uma crise

Resumo

Areia e sustentabilidade – A areia desempenha um papel estratégico na prestação de serviços ecossistêmicos, infraestrutura vital para o desenvolvimento econômico, proporcionando meios de subsistência dentro das comunidades e mantendo a biodiversidade. Está vinculada, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar da importância estratégica da areia, sua extração, abastecimento, uso e gerenciamento permanecem em grande parte desgovernados em muitas regiões do mundo, levando a inúmeras consequências ambientais e sociais que foram amplamente ignoradas.

Na UNEA 4, o primeiro “Areia e sustentabilidade encontrando novas soluções para a governança ambiental” (PNUMA, 2019) ampliou a sensibilização sobre essa questão, que até recentemente era esquecida, e começou a reunir soluções.

Apesar de a areia ser o material sólido mais usado – 50 bilhões de toneladas por ano, a atenção global sobre a escala e o impacto da extração de areia permanece limitada. “Areia e Sustentabilidade: 10 Recomendações Estratégicas para Evitar uma Crise” consolida assim a expertise em areia e sustentabilidade de diferentes setores para chamar a atenção para os impactos do estado atual de extração, uso e gestão, apresentando recomendações de ações para definir a agenda global de areia a fim de atender às necessidades de sustentabilidade ambiental ao lado de considerações técnicas e de justiça, equidade, econômicas e políticas.

Este relatório é construído a partir de recomendações de especialistas mundiais neste tema, canvas via entrevistas, mesa redonda de especialistas e contribuição direta de mais de 20 autores principais. Está apoiando três resoluções da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente:

  • UNEA 4, sobre Governança de Recursos Minerais (areia é o material mais extraído em volume)
  • UNEA 4, sobre Infraestrutura Sustentável e Resiliente (infraestruturas requerem areia como material de construção).
  • UNEA 5, Aspectos ambientais da gestão de minerais e metais (solicitando elevar nossos padrões ambientais sobre como gerenciar esses recursos).

E a moção da IUCN “Pela gestão global urgente dos recursos marinhos e costeiros de areia”.

 

Autor:© 2022 United Nations Environment Programme.

 

Areia e sustentabilidade