BIBLIOTECA

Análise química da qualidade da água da praia de Jatiúca, localizada no município de Maceió-Alagoas

Resumo

O presente artigo apresenta resultados referentes a análise de qualidade da água da Praia de Jatiúca, Maceió, Alagoas ─ mais precisamente em frente ao Corredor Cultural Vera Arruda, próximo a uma língua negra (9º38’S e 35º41’O de acordo com o Google Earth). Foram usados parâmetros de avaliação específicos, como a alcalinidade, que consiste na habilidade, inerente à água, de neutralizar ácidos, determinando assim as substâncias prejudiciais presentes na água da praia. Para tal feito, foi realizada a titulação de neutralização ácido/base na água, requerendo boas técnicas por parte dos alunos. De início, concluiu-se que a água da região não possui os níveis aceitáveis de acordo com a Conama.

Introdução

A água é um componente extremamente importante para o planeta e está distribuída ao seu redor de diversas maneiras e diversos tipos. Os seres vivos a utilizam para infinitas finalidades, seja para consumo direto ou indireto. E, para tanto, o homem sentiu a necessidade de classificar a água de acordo com sua composição, principalmente a sua salinidade – quantidade de sal dissolvida. Dessa forma, as águas são classificadas em doces, com salinidade igual ou inferior a 0,5%; salobras, com salinidade superior a 0,5% e inferior a 30,5%; e salinas, com salinidade igual ou superior a 30% (CONSELHO…, 2005).

1.1. ÁGUAS NATURAIS

As águas naturais possuem constituição química resultante do grande número de substâncias dissolvidas, cuja natureza e concentração estão cada vez mais relacionadas com as diversas atividades realizadas pelo homem. Não há água pura na natureza devido a seu alto poder de dissolução de gases, corantes, colóides, sais etc. Devido a essa propriedade de solvência e a sua capacidade de transportar partículas em seu meio, na água são encontradas diversas impurezas que podem definir sua qualidade e que lhe conferem suas características químicas, físicas e biológicas (SPERLING, 2005).

As características químicas são definidas por meio da presença de íons ou moléculas simples e da presença em maior ou menor quantidade de matéria orgânica ou inorgânica. Lançamentos de efluentes por fontes pontuais e o escoamento superficial de áreas urbanas são as principais fontes antropogênicas de matéria orgânica, constituindo as fontes alóctnes. A decomposição de algas, peixes e invertebrados constituem fontes autóctones (COMPANHIA…, 2006).

Autores: Alice Ferreira Leite de Almeida; Geovana Adalva dos Santos Rodrigues; Maria Vanessa da Silva Vital e Givanildo Santos da Silva.

Análise química da qualidade da água da praia de Jatiúca, localizada no município de Maceió-Alagoas