BIBLIOTECA

Análise físico-química da água do córrego Japira, localizado na cidade de Apucarana-PR

Resumo

As ações do homem estão relacionadas com a manutenção do meio ambiente e de todo o ecossistema. Analisar a qualidade da água é importante para os órgãos ambientais e toda a população de uma cidade. O objetivo do presente trabalho foi analisar a qualidade da água do Córrego Japira localizado na cidade de Apucarana – PR. Foram realizadas quatro coletas nos meses de maio e junho de 2010 e análises físico-químicas das águas de cinco pontos distintos do córrego. Os resultados das análises foram comparados com os limites permitidos pela Resolução CONAMA 357/05, para águas de classe 2 e mostraram que parâmetros como pH, Oxigênio Dissolvido, Cloreto e Nitrito encontraram dentro dos limites permitidos, considerados estáveis, já os valores da Demanda Química de Oxigênio, Nitrato, Fosfato e Oxigênio Dissolvido se encontraram alterados, causados provavelmente pelo tipo de uso e ocupação do solo. O presente trabalho demonstrou que o córrego Japira apresenta características de degradação em alguns pontos do canal e que a qualidade da água em alguns pontos não atende aos limites exigidos pela legislação.

Introdução

A água é um recurso natural essencial à vida. De acordo com Pough (2003), as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 mil milhões de anos.

A água é um recurso natural finito de grande importância e apesar de todos os esforços para seu armazenamento e diminuição do seu consumo, está se tornando cada vez mais um bem escasso, e sua qualidade se arruinando cada vez mais rápido (FREITAS, 2001). A sua conservação vem se deteriorando com o passar do tempo, devido ao aumento desordenado da população e a falta de políticas públicas (MERTEN e MINELLA, 2002).

A resolução CONAMA n° 357/05 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), aponta que a água está entre as preocupações do desenvolvimento sustentável fundamentado nos princípios de ecologia em propriedades, da precaução, da prevenção, do poluidor – pagador, do usuário – pagador e da integração, assim como os valores ligados à natureza.

Um dos fatores preocupantes que tem se tornado foco de pesquisas científicas nos últimos tempos é o uso e a destinação correta das águas. Com o aumento da população associado ao desenvolvimento industrial nota-se a importância da qualidade da água. Sendo assim é fundamental que a água esteja em condições físico-químicas adequadas para a utilização dos seres vivos (CRUZ et al., 2007).

O uso de análises dos parâmetros físico-químicos para identificar a qualidade da água é uma tentativa de tentar monitorar águas de córregos como forma de acompanhar e levantar algumas informações prevenindo uma possível deterioração do corpo de água ao longo do tempo.

O Córrego Japira encontra-se em perímetro urbano, portanto torna-se relevante investigar os possíveis impactos ambientais que vem sofrendo. Neste contexto, o presente trabalho objetivouse avaliar a qualidade da água do Córrego Japira na Cidade de Apucarana-PR, analisando parâmetros físico-químicos da água.

Mediante os problemas que a água poluída pode causar, justificamos a importância e necessidade em se fazer análises físico-químicas de corpos hídricos, levantando possíveis contaminações e alterações nas características dos ecossistemas aquáticos, a fim de eliminar ou minimizar tais problemas, melhorando a qualidade das águas naturais e consequentemente melhorando as condições de vida do nosso planeta.

Autores: Nayara Sotti Galdino e Rosana Betazza Trombini.