BIBLIOTECA

Análise dos impactos ambientais da produção do biodiesel etílico de sebo bovino através da avaliação do ciclo de vida (ACV)

Resumo: O presente trabalho se propôs a estudar os impactos ambientais gerados ao longo do ciclo de vida da produção do biodiesel etílico obtido através do sebo bovino. O fluxo de referência adotado para o trabalho foi a geração de 1GJ de energia fornecida a partir do biodiesel produzido. Os dados utilizados no inventário do ciclo de vida foram calculados baseados em outros trabalhos científicos semelhantes. O método de avaliação dos impactos ambientais escolhido foi o CML 2001. Ao todo foram analisadas nove categorias de impactos ambientais. Os resultados da avaliação dos impactos ambientais demonstram que das nove categorias de impactos avaliadas, duas (uso do solo e mudanças climáticas) apresentam maiores danos ambientais em comparação com as demais. Os resultados sugerem maior intensificação nas medidas de controles operacionais inerentes ao processo produtivo majoritariamente relacionado a etapa agrícola (criação do gado), devido as maiores contribuições de impactos ambientais.

Autores: Rafael Alves Esteves e Roberto Guimarães Pereira.

Leia o estudo completo: Análise dos impactos ambientais da produção do biodiesel etílico de sebo bovino através da avaliação do ciclo de vida (ACV)