BIBLIOTECA

Ajuste de pressões de distribuição por horário

Resumo

A variação de demanda que ocorre ao longo do dia nas redes de distribuição de água torna necessário ajustar a pressão disponibilizada nas elevatórias para evitar falta ou excesso de pressão na rede. No sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC, a partir de abril de 2015, foi intensificado o controle, criando-se faixas horárias de pressão de distribuição. Os perfis de demanda foram reestudados caso a caso através de modelagem hidráulica e monitoramento em campo, promovendo-se ajuste fino em grande parte das 60 elevatórias de distribuição do SAIC. Os resultados deste trabalho contribuem para a redução do índice de perdas e consequentemente redução de uso de energia elétrica. Outros benefícios que também podem ser citados são a redução de magnitude dos transientes hidráulicos na rede de distribuição, o que coopera para a redução de rompimentos, a redução de tempo de desabastecimento (para manutenções) e garantia de melhor qualidade da água.

Introdução

O uso de energia elétrica para pressurização de sistemas de distribuição está diretamente ligado à potência consumida pelos equipamentos. A potência, por sua vez, está relacionada com a pressão e vazão distribuída (Tsutiya, 2006).

A variação de demanda que ocorre ao longo do dia nas redes de distribuição (perfil de demanda) torna necessário ajustar a operação das elevatórias para evitar falta ou excesso de pressão na rede. A pressão disponibilizada deve ser a menor possível, pois além da redução de potência dos equipamentos ter como impacto direto a economia de energia, menor pressão impacta na redução de volume de água perdido, reduzindo o volume produzido, o que novamente contribui para a economia de energia, além da redução de produtos químicos.

Ainda como produto da operação com faixas de pressão há a redução de magnitude dos transientes hidráulicos na rede de distribuição, o que contribui para a redução de rompimentos e manutenção da qualidade da água. Este trabalho demonstra como foram definidas as faixas de pressão de distribuição em zonas de recalque do SAIC.

Autores: Katia Regina Garcia da Silva;  Edymilson Luiz dos Santos e Fabio Alexander Basso.

ÚLTIMOS ARTIGOS: