BIBLIOTECA

Soluções sustentáveis no uso de águas subterrâneas na cidade de João Pessoa/PB

Resumo

O aumento crescente da população mundial e as necessidades trazidas com novas tecnologias da indústria e da irrigação tornam cada vez maior a demanda pelos recursos hídricos. Por ser um recurso escasso, a água passa a ser tratada como um bem econômico, sendo assim passível de valoração. Entretanto, conforme a demanda pelo recurso aumenta, também aumenta seu preço. Soluções alternativas para abastecimento humano podem ser encontradas nas águas subterrâneas. A dificuldade das águas subterrâneas se encontra na captação desta, que necessita da instalação de bombas de água. Esse trabalho aborda as melhores formas de captação de água subterrânea e a viabilidade econômica de captação alternativa de água subterrânea para abastecimento humano.

Introdução

A escassez hídrica, bem como a degradação da qualidade da água, os princípios de utilização dos recursos hídricos vêm sofrendo mudanças, de forma que se torna imperativo a melhor alocação desses recursos finitos. Para remediar os males causados pela escassez de primeira e segunda ordem, tornam-se necessárias a adoção de medidas técnicas, institucionais e estruturadas economicamente. Para auxiliar a gestão dos recursos hídricos no Brasil, foi implantada a Lei 9433, de 1997, que cria todo o arcabouço legal da gestão moderna do uso da água.

Em conformidade com as diretrizes globais para o desenvolvimento sustentável, objetivando atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio, torna-se necessária uma mudança nos padrões de produção e consumo da sociedade.

Em termos de recursos hídricos, as regiões de grande concentração populacional exercem um agravamento no aumento de consumo e na qualidade dos mananciais. Assim, o crescimento das atividades econômicas e a manutenção das condições de qualidade de vida da população dependem da conscientização da importância desse insumo estratégico e do seu uso de forma racional por parte de todos os setores.

Para tal, são necessários investimentos em desenvolvimento tecnológico e na busca de soluções alternativas para a alocação eficiente dos recursos hídricos, como é o caso do reuso da água, bem como ações eficientes para a gestão da demanda. É de total importância que essas práticas sejam adotadas, a fim de resguardar a saúde pública e observando os cuidados para com o patrimônio e a natureza.

Autores: Vanessa Rosales Bezerra; Kelly Dayane Silva do Ó; Valneli da Silva Melo; Rejane Mirella Izabel Porto e Luis Reyes Rosales Montero.