BIBLIOTECA

Água na indústria: Uso e Coeficientes técnicos

Demanda hídrica na indústria

ANA apresenta o estudo para disseminação de informações sobre estimativas de demanda hídrica da indústria de transformação brasileira

Demanda hídrica na indústria

Demanda hídrica na indústria – Uma das atribuições da Agência Nacional de Águas – ANA é produzir e atualizar informações sobre o balanço hídrico quantitativo nacional, ou seja, sobre a relação entre as demandas de uso dos diferentes setores usuários e a disponibilidade de água.

Esta informação é de fundamental importância no diagnóstico da situação dos recursos hídricos e na identificação de áreas críticas, visando orientar as ações de planejamento e gestão previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Com vistas ao melhor planejamento e gestão dos recursos hídricos no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH, a ANA tem promovido estudos e parcerias de forma a aprimorar as informações sobre o uso da água pelos diversos setores, inclusive o industrial.

Com isso, a Agência tem produzido sistematicamente informações mais qualificadas desde a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (2006) e do primeiro relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil (2009).

O aprimoramento contínuo nos métodos e bases de dados associados à demanda hídrica e, portanto, ao balanço hídrico, resulta em uma maior segurança para os usuários.

Ademais, especificamente para o setor industrial, a ANA tem empenhado esforços no sentido de aprimoramento das informações e bases cadastrais em articulação com as representações setoriais, a exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Historicamente, o cálculo e a espacialização das estimativas de uso da água pela indústria apresentam grandes dificuldades e incertezas.

Desta maneira, a ausência de bases cadastrais de vazões sistematizadas, inconsistências em bancos de dados de outorgas e incompatibilidade de conceitos, métodos e dados disponíveis fazem com que as estimativas indiretas surjam como alternativa necessária, notadamente em escalas regionais e nacional.

Assim, a ANA apresenta o estudo Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos como parte dos esforços para produção e disseminação de informações sobre estimativas de demanda hídrica da indústria de transformação brasileira.

O núcleo deste trabalho consiste na estimativa de coeficientes técnicos com base no número de trabalhadores, por tipologia industrial, que podem ser aplicados tanto para a obtenção das demandas hídricas quanto para a validação ou complementação das bases de dados cadastrais (dados medidos ou estimados em cadastros de usuários). Mapas interativos e materiais adicionais encontram-se disponíveis no Portal de Metadados da ANA (http://www.ana.gov.br/metadados) e no Portal SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre de Recursos Hídricos (www.snirh.gov.br).

Fonte: snirh

leia-integra


LEIA TAMBÉM:GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: