Biblioteca

AEROSTRIP- Perguntas Frequentes

Publicado em 22/03/2021 às 10:44:25

1. O QUE É AEROSTRIP®?

AEROSTRIP® é a marca comercial do difusor plano de bolha fina fabricado pela Aquaconsult. Essa marca é sinônimo de alta eficiência e longevidade na tecnologia de aeração por bolhas finas.

Seu projeto merece o melhor produto:

2. QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES PARA OS DIFUSORES DE BOLHAS FINAS AEROSTRIP®?

  • Os difusores de bolha fina AEROSTRIP® podem ser usados tanto no tratamento de águas residuárias municipais quanto industriais. Tecnologias especiais como NEREDA, MBR, MBBR, IFAS, ou SAF provaram que os difusores planos como a melhor escolha para a aeração requerida.

CONHEÇA MAIS

3. O QUE TORNA O AEROSTRIP® ESPECIAL, QUANDO COMPARADO COM OUTRAS TECNOLOGIAS DE DIFUSÃO DE AR DISPONÍVEIS HOJE?

O seu formato, a sua membrana com uma perfuração especial proprietária, a sua eficiência, a possibilidade de ser instalado directamente no fundo dos tanques e, além disso, a sua longa vida útil são características únicas do difusor AEROSTRIP®.

4. COMO É DEFINIDA A GAMA DE OPERAÇÃO DOS DIFUSORES  AEROSTRIP®?

Os principais critérios de operação são a chamada taxa de fluxo (fluxo de ar específico relacionado à unidade de superfície da membrana) e a pressão do sistema durante a operação. Em termos de fluxo podemos definir uma faixa para operação contínua e carregamento de longo prazo entre 10 e 80 Nm³ / h / m². O limite superior para picos deve ser considerado como 120 Nm³ / h / m². Veja o gráfico da faixa operacional SOTE.

Os difusores da Membrana Phoenix vêm com uma faixa de operação de 40 Nm³ / m²h até 120 Nm³ / m²h. A taxa de fluxo de ar máxima admissível é 150Nm³ / h²m por superfície difusora.

Um fluxo de ar de <10 Nm³ / m²h não é recomendado. Isso levaria a uma mistura inadequada e má oxidação.

A pressão máxima admissível do sistema através do difusor deve ser limitada a 110 mbar. Medidas especiais para limpeza e redução da perda de carga são necessárias no caso de pressão mais alta do que a mencionada acima.

5. QUAIS SERÃO AS OPERAÇÕES RECOMENDADAS DE MANUTENÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

A manutenção preventiva é necessária para contar com o maior tempo de operação, como na maioria das tecnologias. O conselho do fabricante para o operador da planta para uma manutenção eficaz seria implementar um monitoramento de pressão funcional (idealmente implementação em tempo real) e registrar todos os dados. Em caso de aumento da pressão do sistema acima das faixas recomendadas, seriam necessárias as seguintes contramedidas:

  • Operações: Aumentar o número de ciclos no relaxamento automático (blow-down).
  • Dosagem química: Limpeza de ácido por atomização através de injeção de alta pressão de ácido acético a 80% na tubulação relacionada durante a operação. Pode ser executado em um tanque ou em todas as instalações de uma vez.
  • Limpeza física: Limpeza dos elementos AEROSTRIP® com jato de água de alta pressão com dispositivo aprovado (após drenagem e lavagem do tanque dos depósitos de lodos).

aerostrip

6. QUAL SERIA A VIDA ÚTIL ESPERADA PARA O AEROSTRIP®?

A vida útil média das membranas dos difusores de bolha fina AEROSTRIP® pode ser declarada em 10 a 15 anos, em estreita dependência da operação da planta implementada e da interação com o efluente de esgoto. Houve poucos casos com tempo de operação de até 20 anos entre duas trocas de membrana, devido às cargas reduzidas e excelente manutenção.

7. EXISTEM MEDIDAS DOCUMENTADAS QUE ATESTAM O DESEMPENHO DOS DIFUSORES AEROSTRIP®?

Todos os difusores de bolha fina AEROSTRIP® são totalmente testados sobre sua funcionalidade no fabricante, e todos os registros de teste são armazenados no sistema de qualidade do fabricante AQUACONSULT. Cópias de medições e testes de transferência de oxigênio realizados por partes independentes em plantas comissionadas em todo o mundo podem ser obtidas junto ao fabricante e seus agentes de distribuição, mediante solicitação.

aerostrip

aerostrip


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *