BIBLIOTECA

Estudo das características do carvão ativado a partir do bagaço da cana-de-açúcar na adsorção do Chumbo em efluentes industriais

Resumo

Adsorção do Chumbo em efluentes industriais – O Chumbo (Pb) é um metal pesado encontrado em efluentes industriais e que mesmo em pequenas concentrações causam malefícios aos seres humanos e à vida marinha. O presente trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo o estudo do carvão ativado a partir do bagaço da cana-de-açúcar na adsorção do Pb em efluentes industriais. Para isso, foi realizado a caracterização do bioadsorvente em função das diferentes formas de preparação dos autores, comportamento adsortivo, e sua eficiência de retenção do Pb. Por sua vez, todo o processo é muito dinâmico e não existe um consenso para um processo ideal.

Introdução

Atualmente, a necessidade de apoiar e contribuir com ações que atenuem os danos ao meio ambiente estão se intensificando cada vez mais. Essa rede de mitigação dos danos fez-se necessária a partir do aumento das atividades industriais desde a revolução industrial. Dentre os diversos tipos de degradação ao meio ambiente, pode-se citar a do tipo química. Esse tipo de degradação decorre da quantidade de despejos gerados em processos industriais (SILVA, 2014).

Dentre os constituintes de despejos industriais podem-se destacar os metais pesados. Esses advêm de diversos setores industriais, como a mineração, siderurgia, galvanoplastia, petroquímica e metalurgia (AGUIAR, 2002). Para limitar o despejo desse tipo de degradante o Ministério do Meio Ambiente a partir do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) publicou através da Resolução nº 430/2011, a qual dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores, a disposição sobre as condições e padrões de lançamentos de efluentes. Para o Pb, o valor máximo permitido, segundo a resolução mencionada, é de 0,5 mg/L.

Em algumas amostras coletadas de efluentes, advindas de indústrias do setor de produção de chapas metálicas, foram encontrados 94,4 mg/L de Pb, sendo essa uma concentração de íons preocupante devido a toxicidade desse tipo de metal (MATOS et al., 1996). O Pb mesmo em baixas concentrações apresenta riscos para a vida marinha e aos seres humanos.

O tratamento de efluentes industriais que possuem metais pesados inseridos em suas composições, pode ocorrer por diversos processos como: precipitação por via química, osmose reversa, adsorção em carvão ativado ou alumina e oxirredução (AGUIAR, et al., 2002).

Atualmente, diversos estudos que são realizados para a remoção do Pb em efluentes são oriundos do processo de adsorção utilizando o carvão ativado, pois essa técnica tem-se mostrado extremamente eficiente nesse processo. Além do tratamento a partir do carvão ativado, pode-se utilizar essa técnica a partir de adsorventes alternativos.

Autores: Larissa Amorim Fonseca, Mayron Mairink Franco de Castro e Margarete Aparecida Pereira.

Adsorção do Chumbo em efluentes industriais


LEIA TAMBÉM: TÉCNICA PODE TORNAR PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS MAIS SUSTENTÁVEL A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: