BIBLIOTECA

Avaliação e adequação de estação de tratamento de água compacta tipo convencional pré-fabricada com filtros multicelulares descendentes – Estudo de caso da estação de tratamento de água Rainha Isabel/Bom Conselho-PE

Resumo

A operação de retrolavagem em filtros de estações de tratamento consiste na passagem da água através do filtro em sentido contrário ao fluxo de filtração com o objetivo de remover material particulado na unidade de filtração,geralmente são utilizados reservatórios elevados , bombas centrifugas ou são autolavaveis. O projeto de uma estação de tratamento de água tem que alinhar todas operações unitárias presentes no tratamento afim de não sobrecarregar a operações posterior. A retrolavagem de filtros de areia com configurações ineficientes e a ocorrência de condições operacionais inadequadas tais como problemas na floculação e na decantação contribuem para limitar o desempenho desse processo, causando deficiências na limpeza dos meios filtrantes e comprometendo o funcionamento dos sistemas de tratamento de água. O objetivo do presente trabalho é avaliar e propor as adequações ao processo de tratamento de água retrolavagem nos filtros de areia da ETA Rainha Izabel que funciona com filtros autolavaveis, relacionando informações existentes na literatura com os testes realizados em bancada. Este trabalho visa contribuir para a melhoria do desempenho desses tipos de concepções de tratamento de água para consumo humano.

Introdução

As estações de tratamento de água com filtros autolaváveis ou multicelulares São projetados para entrarem em lavagem sempre que a perda de carga atinja um valor determinado. Esses filtros possuem autonomia para a utilização de água na lavagem, não necessitando assim de bombas ou grandes reservatórios.O uso de filtros multicelulares garante uma constante velocidade ascencional durante a lavagem, o que garante a uniformidade da operação e eficiência no tratamento.Mas precisa que todas as operações unitárias ( coagulação,floculação e decantação estejam operando satisfatóriamente, além da constituição da camada de filtração( areia e seixos) obdecerem a norma de projetos nbr 12216.

O presente trabalho contém estudos realizados na estação de tratamento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento em Bom Conselho interior do estado de Pernambuco.

O trabalho foi executado em bancada onde realizou-se uma investigação experimental em aparelhos de floculação com reatores estáticos “jar-test”, utilizando-se sulfato de alumínio simulado-se a situação atual da

Autores: Romero Correia Freire e Rafaela de Assis Lima.

ÚLTIMOS ARTIGOS: