ABES Conecta Produtos Químicos
Para mostrar a capacidade técnica do mercado no Brasil, evento promovido pela Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos da ABES, realizado na quinta-feira, 8 de agosto, trouxe especialistas renomados que orientaram como usar e todos os cuidados que este produto, tão importante para o tratamento de águas e efluentes, requer no dia a dia das empresas.
A Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) realizou nesta quinta-feira, 8 de agosto, o webinar “Produtos químicos à base de poliacrilamidas utilizados em saneamento básico – tratamento de água e efluentes – O que o setor deve saber para otimização do seu uso com segurança”.
O evento reuniu renomados especialistas para discutir a importância e os desafios do uso seguro e otimizado dessas substâncias no tratamento de água e efluentes.
Integrando o ABES Conecta, transmitiu-se o encontro pelo canal da entidade no YouTube.
Maria Cristina Coimbra Marodin, coordenadora da CT, abriu o evento destacando o papel das poliacrilamidas no saneamento básico, devido à sua capacidade de floculação e coagulação, e a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre seu uso. “A discussão sobre o uso de Produtos Químicos à base de Poliacrilamidas no saneamento é de grande relevância para garantir a eficiência e a segurança dos processos. Por isso, a capacitação dos profissionais do saneamento é fundamental para garantir a aplicação correta desses produtos químicos, minimizando os riscos à saúde e ao meio ambiente. Este webinar é, portanto, uma excelente oportunidade para aprofundarmos os conhecimentos sobre o tema, trocarmos experiências com os palestrantes convidados e contribuirmos para a melhoria contínua do saneamento básico”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Sílica na Água – Parte 3: Remediação de incrustação por sílica em membranas de osmose reversa
Vasti Ribeiro Facincani, coordenadora adjunta da Câmara, moderou o evento e na sequência, conduziu as apresentações dos palestrantes:
- André Barin, gerente de Produtos América Latina da Solenis Especialidades Químicas;
- João Brito, gerente de Vendas Sênior da SNF Water Science;
- Nelson Ishii, pesquisador Sênior da GR Water Solutions; e
- Victor Pereira, assistente técnico da Hidrodomi.
O Encontro
Antes de iniciar as palestras, Cristina Marodin explicou a dinâmica do webinar. Ela aconteceu em três blocos:
- Bloco 1: “Entendendo melhor os produtos químicos a base de poliacrilamidas utilizados em saneamento básico – tratamento de água e efluentes;
- Bloco 2: “Conhecendo o mercado fornecedor dos produtos químicos a base de poliacrilamidas utilizados em saneamento básico – tratamento de águas e efluentes”; e
- Bloco 3: “Roda de Conversa sobre os produtos químicos à base de poliacrilamidas utilizados em saneamento básico e tratamento de água e de efluentes”.
Para proporcionar uma melhor fluência ao webinar, uma vez que o tema é muito extenso e não seria possível tratar em um único evento, Cristina Marodin orientou os participantes a encaminharem as perguntas, indicando de quais palestrantes gostariam de receber a resposta, para o e-mail da Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos: [email protected] .
“Cientes de que não é possível debater este tema em único webinar, já estamos planejando novos eventos, por meio da ABES Conecta, para complementar esse assunto, inclusive para tratar de um assunto muito importante que é avaliação que se tem das poliacrilamidas usadas para tratar água e efluentes”, destacou.
Bloco 1 – cenário técnico das poliacrilamidas
Retomando a moderação do webinar, Vasti explicou a divisão do Bloco 1 em quatro tópicos e cada especialista falou sobre um tópico específico, demonstrando quais são os princípios das poliacrilamidas e sua aplicação no tratamento de águas e efluentes, entre outros detalhes.
O primeiro tópico apresentado por Nelson Ishii, da GR Water Solutions, abordou o “Contexto dos Poliacrilamidas no Saneamento”.
João Brito da SNF Water Science apresentou o segundo tópico sobre “Matérias-primas, Processos, Propriedades e Características das Poliacrilamidas”.
O terceiro tópico contou com a participação de Victor Pereira, da Hidrodomi, que informou sobre “Armazenagem, Preparo e Dosagem das Poliacrilamidas Sintéticas”.
A finalização do Bloco 1 aconteceu com a palestra de André Barin, da Solenis Especialidades Químicas, tratando sobre a “Segurança no Uso e Estudos Epidemiológicos e Ambientais”.
Os palestrantes deram informações muito relevantes que ajudaram no entendimento mais apurado sobre o produto, entre outras informações que abrangem o uso das poliacrilamidas no saneamento.
Bloco 2 – experiências de mercado
No segundo bloco, Cristina Marondi deu continuidade ao webinar. Cada um dos especialistas fez uma breve apresentação sobre seus universos de trabalho. Destacaram os históricos das empresas e as atividades que exercem no contexto do tratamento de água e saneamento. André Barin, por exemplo, enfatizou o trabalho da Solenis. João Brito, por sua vez, deu uma visão geral sobre a empresa SNF Water Science e sua atuação no Brasil. Nelson Ishii falou sobre o universo de atuação da GR Water Solutions. Vitor Pereira destacou a história e estrutura de trabalho da Hidrodomi.
Cristina Marodin frisou que este bloco procurou dar uma visão geral das principais opções que temos no mercado, não somente com os polímeros, mas também sobre outros produtos utilizados no saneamento.
LEIA TAMBÉM: Ameaças do clima obrigam concessionárias de saneamento a adaptar operações
Bloco 3 – roda de conversa
Num formato mais informal, preparado para ser uma roda de conversa, no terceiro bloco os organizadores do webinar fizeram perguntas mais pontuais sobre o tema do evento, com o objetivo de que os participantes tivessem a oportunidade de compartilharem suas opiniões sobre os temas levantados. Formularam-se perguntas que têm despontado como dúvidas no setor de saneamento. “Sabemos que os polímeros são produtos que não são tão conhecidos pelas pessoas que os utilizam e diante das diversas dúvidas que nos são encaminhadas, coletamos algumas delas para conversar e esclarecer um pouco melhor com o nosso público e para nós mesmos sobre esse assunto”, explicou a coordenadora.
As duas primeiras questões do Bloco 3 foram conduzidas por Vasti Ribeiro, que pontuou os objetivos das apresentações nos blocos anteriores, os quais visam mostrar a capacidade técnica do mercado, dizendo também como fazer uso destes, e todos os cuidados que foram expressos pelos especialistas. “Vimos que temos um cenário histórico, técnico e de cuidados do produto, entre outras questões, cujas apresentações estão atendendo o objetivo do nosso webinar”, pontuou a coordenadora-adjunta da Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos da ABES.
Para finalizar o bloco 3, Cristina Marodin conduziu as duas últimas perguntas, agradecendo aos especialistas pela valiosa colaboração em suas explanações, tirando as dúvidas e fazendo as considerações técnicas acerca do assunto.
“Este evento é uma maneira de conhecer um pouco do mercado. Por isso, tivemos diversas perguntas que envolveram também as boas práticas de fabricação, e agora sabemos que nessas quatro empresas que participaram deste encontro esse trabalho é feito com muito profissionalismo. Tivemos várias colocações e, principalmente, com relação à Acrilamida, por seu problema com a saúde – por ser potencialmente cancerígeno -, além de outras considerações importantes para entendermos mais sobre esse produto”, ressaltou.
A coordenadora da CT relembrou que as perguntas que os participantes tiverem podem ser encaminhadas via e-mail, indicando qual especialista gostaria que respondesse sua questão. O e-mail da Câmara Temática Qualidade de Produtos Químicos é [email protected].
Fonte: ABES.