BIBLIOTECA

A era dos dados sem aquisição de instrumentação chegou!

Com o novo Marco Regulatório do Saneamento, as empresas que atuam no segmento buscam aumentar sua competitividade para se adaptar a esta nova realidade de mercado. Para tanto, buscam soluções tecnológicas para maximizar a qualidade e produtividade de seus serviços

Para garantir o bem-estar da população, as operadoras de saneamento prezam pela qualidade final da água distribuída. Caso esse controle não seja bem feito, os impactos na saúde pública, assim como o dano à imagem da empresa seriam extremamente prejudiciais.

A abordagem tradicional para monitoramento online da qualidade da água envolveria a compra, instalação, integração, comissionamento, utilização, manutenção e depreciação dos equipamentos de monitoramento, o que envolve todo o processo de requisição e aprovação de capital, contratação de mão-de-obra especializada para instalação e comissionamento, treinamento da equipe de manutenção, funcionamento da instrumentação no médio e longo prazos e até a baixa no patrimônio após o término da vida útil do equipamento. Isso faz com que as empresas de saneamento necessitem ter uma equipe técnica com as mais diferentes competências ao invés de se focar na essência e expertise do seu negócio: tratamento de água.
Em linha com a tendência observada em diferentes segmentos de mercado, a Hexis Científica vem implementando um novo modelo de contratação de serviço, onde transfere o desenho, especificação, instalação, integração, comissionamento, manutenção, manejo, calibração e ajustes dos equipamentos de alta complexidade nós, sendo a responsabilidade da Hexis, fornecer o resultado da análise, garantindo padrões de serviços e disponibilidade estabelecidos.
Neste processo o cliente receberá em seus sistemas os dados analíticos de Potencial Óxido Redução (Redox), Potencial Hidrogeniônico (pH), Temperatura, Turbidez, Cloro Residual Livre, Condutividade, Residual de Fluoretos, entre outros, das amostras de água das várias etapas do processo de tratamento (água bruta, água clorada, água alcalinizada, água final, etc).
hexis-2-300x225 hexis-3-236x300
hexis-4-300x164
Após a implementação do projeto, a operadora de saneamento pode passar a operar de forma remota algumas estações de tratamento de água ou efluentes devido à confiança que a solução trará. O acionamento de válvulas, limpezas e dosagem são feitas de forma automática embasados na qualidade dos dados apresentados pelos instrumentos.
A qualidade final da água distribuída à população é garantida, pois os registros das análises pelos equipamentos impedem qualquer distorção das informações. Os relatórios da qualidade da água serão gerados automaticamente e em tempo real, o que permitirá o controle total em cada etapa do processo, com diagnósticos mais precisos em busca constante da melhoria de eficácia operacional.
Esse é um modelo de negócios pioneiro do mundo, uma vez que a empresa de saneamento passa a comprar os dados e remunera a Hexis por desempenho no fornecimento e disponibilidade de dados precisos, minimizando o risco de operação do processo de tratamento de água que se concentra na instrumentação e automação. Ou seja, a operação da solução fica sob responsabilidade da Hexis, que é especialista em sistemas de instrumentação analítica, enquanto a empresa de saneamento se enfoca nas suas atividades essenciais, que é o fornecimento de água limpa para a população e tratamento de efluentes.

Benefícios esperados

Operacionais:

  • Qualidade dos resultados obtidos das instrumentações analíticas, aumentando a confiabilidade para tomadas de decisões;
  • Automação dos sistemas, com possibilidade de gestão e operação remota.
  • Disponibilização da mão de obra para outras atividades mais importantes na ETA/ETE.
  • Maior longevidade dos ativos operacionais, manutenções assertivas preventivas e corretivas com todos os acessórios e peças genuínas do fabricante;
  • Disponibilidade de peças, acessórios e reagentes no momento que surge a necessidade.
  • Padronização dos equipamentos e metodologias com o laboratório (Hach).

hexis-4
 Financeiros:

  • Possibilidade de redução de custo com químicos – utilizando somente a quantidade exata necessária.
  • Custo fixo mensal, reajustado anualmente pelo IGPM, saindo do risco de variação cambial diário.
  • Livre de altos custos de manutenções de equipamentos sem acompanhamento correto.
  • Não é necessário a contratação de profissionais altamente qualificado em eletroquímica, eletrônica e mecânica de processos e instrumentação analítica.

hexis-5

Sobre a Hexis Científica

Hexis faz parte da Plataforma de Qualidade da Água da Danaher. Temos como missão proteger o meio ambiente e pessoas, fornecendo soluções inovadoras que garantam aos nossos clientes análises precisas e confiáveis para superarem desafios que impactam nossa qualidade de vida.
Estamos presentes em todo o ciclo da água – Acesse o site – www.hexis.com.br para saber mais sobre as principais soluções em instrumentos e consumíveis para laboratório, processo e meio ambiente.