Notícias

Areia do Futuro

Publicado em 17/08/2017 às 15:03:43

Areia produzida a partir de material de resíduo das minerações traz vantagens ao meio ambiente e para a construção civil

areia-futuro

Ao completar 60 anos, a Pedreira Lageado investe em equipamentos que produzem a areia industrial. Aproveitamento total dos recursos naturais é o objetivo da empresa.

A Areia Industrial é produzida através de material de descarte das minerações. Já utilizada em larga escala na Europa e Estados Unidos, ela começa a ganhar destaque no Brasil. Os motivos não são apenas econômicos, mas principalmente por estarem em sintonia com a busca pelo menor impacto no meio ambiente e pelo aproveitamento total dos recursos.

Embora de grande importância para o desenvolvimento, a extração da areia natural causa grandes danos ao meio ambiente. Entre eles : erosão, alteração do curso dos rios e da qualidade da água.

“A crescente urbanização também está levando a esterilização de importantes depósitos de areia natural. Além disso, as restrições ambientais a utilização de várzeas e leitos de rios para a extração de areia impele as áreas de extração a locais cada vez mais distantes dos centros consumidores, aumentando o valor do frete, que tem grande impacto no preço final da obra”, fala o Engenheiro Marcos Roberto, da Pedreira Lageado.

Areia artificial

Por outro lado, a areia artificial, ou também chamada areia industrial, pode ser feita nas pedreiras, que geralmente têm instalações próximas das centrais de concreto ou das obras. Elas podem ser utilizadas em todos os concretos estruturais, sejam manuais em betoneiras ou centrais de concreto, usinas de asfalto (CBUQ, PMF e PMQ), fabricas de pré-moldados de Concreto (Lajes, Blocos, Tubos e pisos intertravados), utilizada como produto drenante e filtros em ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.

Um diferencial entre as areias é a cor, o que causa um certo estranhamento nos profissionais da área. Enquanto a areia natural é amarelada, a industrial é cinza. Esta falta de costume do olhar ainda faz com que se utilize uma mistura entre areia industrial e a natural, embora em determinados processos, pelo alto custo que a areia natural possa atingir, a utilização da areia industrial seja de 100%.

Vantagens da areia industrial:

  • Economia no uso do cimento;

  • Curva Granulométrica constante;

  • Ausência de impurezas orgânicas;

  • Ausência de materiais argilosos;

  • Constância nos traços do concreto;

  • Maior aderência da pasta de cimento;

  • Preservação de leitos e margens de rios.

Há 60 anos a Pedreira Lageado, localizada a 20 km do centro da cidade de São Paulo, atende as gigantescas quantidades de pedra britada que a construção civil da cidade demanda todos os dias.

Na busca por uma gestão diferenciada e comprometida com ações de responsabilidade social e ambiental, a empresa buscou alternativas para o material que é produzido, mas descartado pela construção civil, e chegou à Areia do Futuro.

Investimentos em máquinas e capacitação profissional já se mostram tão importantes em relação à valorização dos funcionários e ao menor impacto ao meio ambiente meio ambiente que a empresa está em busca da utilização total do material que seria descartado.

Enquanto as pequenas pedras viram areia numa máquina de rotação que imita o processo natural, mas o encurta em milhares de anos, um pó ainda resta. É este pó que a Pedreira Lageado também já está buscando uma utilização, encontrando na fabricação de cerâmica uma das possíveis alternativas. Zerar o descarte na natureza é o objetivo da empresa.

Fonte:  Repórter Marcos Cândido – Revista TRIP.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *