Notícias

Aquarum participa pela primeira vez da Fenasan

Publicado em 14/09/2018 às 11:08:24
Categoria(s): Saneamento,
Tags: Aquarum, Fenasan, tratamento de água,

Empresa especializada na implantação e operação de projetos e sistemas inteligentes para otimização de recursos hídricos apresenta novidades na 29ª Fenasan

aquarum

Aquarum Saneamento Ambiental apresenta suas novidades e cases de sucesso, como os projetos de ETEs em Manaus e Maceió, além da construção, operação e manutenção de ETEs compactas em Palestina-SP, Hotel Quality e Grupo Pão de Açúcar, na sua primeira participação na 29ª edição da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – reconhecida como uma das mais importantes do setor de saneamento, realizadas no Brasil. O evento acontece de 18 a 20 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte em São Paulo.

Com eficiência comprovada, seus projetos operando pelo país devolvem ao meio ambiente cerca de 100 milhões de litros de água por dia, a Aquarum acaba de vencer a licitação para a construção de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – no município de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. O método adotado será UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), que é utilizado em processos secundário para estabilização da matéria orgânica inicial, seguido de Lodo Ativado. A obra com início imediato, tem prazo de 2 anos para sua conclusão, beneficiará na primeira fase uma população de 150 mil habitantes, com vazão de 200 L/s (720m³/h – 17.208m³/dia).

“O nosso objetivo é aumentar o índice de esgoto tratado para a população daquela região, que vai contribuir com a despoluição do Rio Juqueri”, comenta o engenheiro, mestre e doutor em saneamento ambiental Francisco José Vela, presidente da Aquarum. Segundo dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – atualmente 56% do esgoto é coletado na região.

Tratamento de água potável e esgoto

Dois projetos para tratamento de água potável e esgoto/efluente e reuso de esgoto/efluente, em Manaus e Maceió, se destacam por sua eficiência. Aquarum trabalha de forma personalizada, de acordo com as características e necessidades de cada cliente e região, gerando economia e otimização na gestão dos recursos hídricos e com uso de sistemas inovadores IFAS (Sistema Integrado de Lodo Ativado com Biofilme e Crescimento Suspenso). Em Educandos, bairro de Manaus, é tratada uma vazão de 305,5 L/s beneficiando uma população de 200 mil habitantes. Já em Maceió são 238 L/s para uma população atingida de 170 mil pessoas.

Com suas ETE´s Compactas em PRFV (Polietileno Reforçado com Fibra de Vidro) a empresa consegue atender operadoras de diversos portes e empresas dos mais variados setores como operadoras de serviços de água e esgoto públicas e privadas, varejistas e hoteleiras. Com a ESAP – Concessionária dos Serviços Públicos de Saneamento de Palestina – houve um avanço de 2,5 L/s para 4,5 L/s de vazão ao final da implantação, que está em operação há um ano. No Hotel Quality foi implantado um projeto de captação e tratamento de água subterrânea, em poço profundo, com uma estação de tratamento de água potável. Em duas unidades do Grupo Pão de Açúcar existe um projeto implantando, com operação e manutenção para o reuso de esgoto.

Francisco Vela é um estudioso do saneamento ambiental, que além de diversas formações acadêmicas, busca conhecimento e troca de experiências nas maiores feiras do setor pelo mundo, como IFAT (Feira Internacional para Gestão da Água, Esgoto, Lixo e Resíduos) na Alemanha e WEFTEC nos Estados Unidos, ficando conectado e trazendo as mais novas tecnologias e inovações para o saneamento. “Acreditamos no crescimento do investimento em saneamento básico em 2019, o setor não pode esperar mais por recursos e precisa avançar. Por isso estamos aqui, pela primeira vez, para mostrar as novidades e nossas iniciativas bem-sucedidas em projetos e implantação, que alinham eficiência, sustentabilidade e economia”, finaliza Vela.

Sobre a Aquarum

Fundada em 2009, a partir da ampla experiência de seu diretor, engenheiro Francisco José Vela, mestre e doutor em saneamento ambiental pela USP – Universidade de São Paulo, em São Carlos, a Aquarum é uma empresa especializada em soluções inteligentes para água e saneamento: Projeto, implantação e operação de ETA e ETE e reuso de esgoto/efluente, projeto de rede de distribuição de água e rede de transporte e afastamento de esgoto e fornecimento de estações de tratamento de água e esgoto compactas.

Atendendo cerca de 55 clientes desde Concessionárias Públicas e Privadas de Saneamento, Industrias, Hospitais, Shopping Center, Universidades, além de Centros Empresariais e Edifícios Comerciais entre outros. Conta com uma equipe de 70 profissionais especialistas em saneamento, desenvolvendo trabalhos personalizados por todo o Brasil, atendendo clientes de diversos portes.

Aquarum possui uma estrutura de atendimento focada na flexibilidade, na proximidade e no desenvolvimento de projetos customizados de acordo com a realidade de cada cliente.

Serviço

 29ª FENASAN

Local: Pavilhão Branco Expo Center Norte

Data: 18 a 20 de setembro

Horário: 13h às 20h

Estande: E12


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *