NOTÍCIAS

Antares e Fluence apresentaram “Oceánica”, a primeira cerveja argentina feita com água do mar dessalinizada

Há instantes nas instalações de uma das fábricas da Cervejaria Antares, o processo de elaboração foi iniciado. Nos dias 20 e 21 de março, a primeira degustação e apresentação serão realizadas no Seminário anual da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso da Água (ALADYR) na Cidade de Buenos Aires e a partir do dia 22 estará disponível em todas cervejarias Antares da Argentina.

antares-fluence-cerveja-oceanica

A Fluence Argentina, companhia líder no mercado latino-americano de soluções no tratamento, recuperação e reúso de água e efluentes, em parceria com a Antares, cervejaria artesanal nascida também em Mar del Plata, apresentaram a primeira cerveja argentina feita a partir de água do mar dessalinizada. Um desenvolvimento em conjunto, dando o exemplo em termos de responsabilidade socioambiental e inovação.

A ideia surge de uma longa relação de amizade entre os diretores da Antares, Leo Ferrari e Pablo Rodríguez, e Alejandro Sturniolo, VP de Marketing e Vendas da Fluence Argentina, três engenheiros químicos de Mar del Plata que não têm apenas a profissão em comum, mas o desejo de fazer, inovar, se divertir e conscientizar ao mesmo tempo. Um projeto que une amigos e colegas no cuidado do meio ambiente. A aliança representa um grande desafio para a empresa, com reconhecido histórico de produção de cerveja artesanal e empresa líder no tratamento, recuperação e reúso de água e efluentes.

Alejandro Sturniolo, VP de Marketing e Vendas da Fluence Argentina, afirma:

“Tivemos esta ideia há muito tempo e comecei 2019 ligando para os meus amigos de Antares para lhes dizer que tínhamos que fazer a primeira cerveja argentina com estas características. Embora parecesse que a coisa mais difícil seria o processo de elaboração, no final das contas o difícil foi escolher o nome! Estamos felizes em poder realizar conjuntamente este produto, que materializa o compromisso de ambas as empresas para proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo que nos permite tomar consciência da escassez de recursos através de uma alternativa sustentável”. Leo Ferrari, da Antares, diz: “Antares e Fluence compartilham muitas coisas. Nasceram quase simultaneamente, são de Mar del Plata, sobreviveram a crises, empregam muitos jovens engenheiros locais e, acima de tudo, gostam de se envolver em novos projetos, romper moldes, inovar e transcender fronteiras. É por isto que não hesitamos em fazer parte deste projeto. Fazemos essa cerveja para imaginar o futuro, cuidando do nosso aquífero de Mar del Plata “.

“Uma cerveja loira com uma receita especial que merece esta ocasião, com ingredientes naturais, leves e feitos a partir de água do mar dessalinizada. Comemorando o Dia Mundial da Água, 22 de março, Oceánica estará disponível em todos as Cervejarias Antares da Argentina como uma edição super limitada“, acrescenta Pablo Rodríguez de Antares.

No Seminário anual da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR) Edição Buenos Aires, dias 20 e 21 de março, no Hotel Madero será realizada a primeira degustação da “Oceánica” pelos principais referentes e líderes mundiais em questões de água.

Uma cerveja com consciência: a importância de potabilizar água do mar

A situação da água pode ser considerada em um estado reservado. Mais de 70% da superfície terrestre é água, e ainda, de acordo com a Unicef, 3 de cada 10 pessoas não têm acesso a água potável no mundo. Quase 97% da água na Terra é encontrada em forma de mares, e apenas os 3% restantes estão na forma de águas superficiais, subterrâneas e glaciares. 75% da população vive a menos de 100 km do mar, em cidades cada vez maiores, o que gera estresse sobre as fontes de água potável devido à demanda do recurso e à contaminação irreversível. Segundo as Nações Unidas, “em 2025, 1.800 milhões de pessoas viverão em países ou regiões com escassez absoluta de água e dois terços da população mundial poderão fazê-lo em condições de estresse hídrico”, isto é, de maneira muito restrita.

Uma ferramenta válida para reduzir esse estresse é a potabilização da água do mar

As entidades públicas e privadas recorrem ao mar e aos aquíferos, anteriormente descartados para seu uso ou consumo, graças às diferentes tecnologias que permitem a transformação do recurso em água potável. A Argentina foi um dos pioneiros na América do Sul a avançar na potabilização da água do mar. A primeira planta foi instalada nos anos 80 em Puerto Pirámides, Chubut. No entanto, existem poucos projetos adicionais. Que a Argentina não teve que avançar mais decisivamente no desenvolvimento desta aplicação tem a ver fundamentalmente com a sorte de habitar um território onde as águas superficiais e subterrâneas são mais do que abundantes. A cidade de Mar del Plata se abastece com água potável de aquíferos subterrâneos de muito boa qualidade. No entanto, a exploração prolongada e, ao mesmo tempo, crescente gera maior estresse nas camadas de água potável, fazendo com que os poços próximos à costa produzam água cada vez mais salgada e precisem ser desativados.

Antares e Fluence, conscientes desta situação, juntaram-se para fazer a “Cerveja Oceánica”, uma amostra das importantes oportunidades oferecidas pela tecnologia de dessalinização para a solução do problema da água. O processo começa em Mar del Plata com a filtração e tratamento da água do mar através da osmose reversa, uma tecnologia que permite produzir água sem sais após passar por membranas semipermeáveis, reduzindo assim o impacto ambiental. Então, antes de cozinhar o mosto na cervejaria, a água é aquecida a 80 graus e, como parte do processo habitual, é fervida para pasteurizá-la.

Sobre a Fluence Argentina

Em 1993 nasceu a Unitek, formada por um grupo de engenheiros da cidade de Mar del Plata. Em 2013 ela se juntou à RWL Water e depois se fundiu com a empresa israelense Emefcy, formando a Fluence Corporation. A Fluence reúne tecnologias avançadas para tratamento de água e soluções comprovadas para otimizar o ciclo da água no século XXI. Oferece ao mercado soluções locais, sustentáveis e de fácil implementação em tratamentos de água, efluentes e reúso, permitindo que empresas e comunidades de todo o mundo aproveitem ao máximo seus recursos hídricos.

Sobre a Fluence Corporation

A Fluence é líder nos mercados de tratamento descentralizado de água, efluentes e reúso, estabelecendo um marco na indústria com suas Soluções de Produtos Inteligentes, incluindo o Aspiral™, NIROBOX™ e SUBRE. A Fluence oferece um conjunto integrado de serviços em todo o ciclo da água, desde a avaliação inicial, passando pelo projeto, fornecimento dos sistemas e sua posterior entrega até o suporte técnico permanente e otimização dos ativos relacionados à água, assim como soluções de BOOT e outras de financiamento. Com bases de operação na América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, Europa e China, a Fluence tem experiencia em mais de 70 países enquanto estimula empresas e comunidades em todas as regiões para aproveitar ao máximo seus recursos hídricos.

Sobre Antares

Antares nasceu em 1998, quando três amigos, Leo, Mariana e Pablo, decidiram transformar sua paixão pela cerveja artesanal em profissão e montaram uma pequena fábrica no centro de Mar del Plata. Desde então, suas cervejas são feitas com a mais pura matéria-prima respeitando os processos que a natureza exige. Hoje, 20 anos depois, a proposta chega a todo o país com 40 lojas e com a mesma paixão e mística cervejeira que os motivou desde o início.

Os estilos Antares captam o espírito da cerveja artesanal, combinando-a com criações inovadoras para compartilhar com os amigos, unindo tradição e inovação em cada nova criação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: