NOTÍCIAS

O meio filtrante, fator decisivo na filtração – Andritz Separation

noticia-125-andritz-meio-filtrante

Diego Luis dos Santos
Especialista em Meios Filtrantes
noticia-125-andritz-meio-filtrante-4

Fatores importantes na filtração – O meio filtrante

Existem muitos fatores importantes que influenciam no desempenho de equipamentos de separação de sólidos/líquidos, como filtros prensa, filtros esteira de pressão e vácuo. Estes fatores podem ser: características do produto, alimentação (vazão, pressão, etc.), duração do processo, dimensionamento do equipamento, compactação da torta, secagem, etc. No entanto, um fator acaba sendo decisivo no processo de filtração: o meio filtrante utilizado.

noticia-125-andritz-meio-filtrante-3

Aplicações:

  • Filtração de concentrado de cobre, chumbo, zinco, etc.
  • Clarificador para o processo Merrill Crowe – plantas de ouro.
  • Filtração de efluentes de minas e águas residuais.
  • Filtração de rejeitos.
  • Outras.

Meios Filtrantes

No momento de optar pelo meio filtrante ideal para cada aplicação, há opções distintas, como tecidos, telas, papéis filtrantes, entre outros.
Os tecidos são utilizados em aproximadamente 90% das aplicações de separação sólidos/líquidos.

Ao optar pelo tecido ideal para o processo de filtração, é necessário considerar diversas características técnicas que influenciam seu desempenho: a fibra têxtil (polipropileno, poliéster, poliamida, etc.), o tipo de fio (monofilamento, multifilamento e fibra cortada), o ligamento (plano, sarja ou cetim), acabamento (termofixado ou calandrado), permeabilidade e o diâmetro do poro.

Definição do meio filtrante ideal

A escolha do tecido adequado é o ponto principal para otimizar o processo, pois influencia em diversos fatores:

Retenção: a correta retenção dos sólidos, resultando em um líquido filtrado clarificado;

Desprendimento da torta: a facilidade no momento de desprender a torta do tecido, evitando a necessidade de mão-de-obra adicional para desprendê-la. Além disso, o bom desprendimento mantém o meio filtrante limpo, reduzindo a necessidade de lavagem frequente;

Tempo de filtração: tempos de filtração menores, aumentando a produtividade;

Umidade de torta: a baixa umidade da torta, impactando diretamente no rendimento do processo seguinte, como a secagem e a economia no transporte do sólido obtido;

Durabilidade: maior vida útil dos meios filtrantes, resultando em economia e também reduzindo o número de paradas do equipamento para substituição de lonas e esteiras.

Andritz Separation

Para auxiliar o cliente na importante definição do meio filtrante adequado, a Andritz fabrica ampla variedade de tecidos filtrantes e possui um corpo técnico qualificado, garantindo a otimização de seu processo.

Benefícios

  • Resultados comprovados em 12.000 filtros prensa;
  • Média de 20% de aumento da vida útil das lonas;
  • Redução da umidade residual nas tortas;
  • Fácil desprendimento da torta;
  • Assistência técnica local.

Seu equipamento não é Andritz?

A Andritz desenvolve e fornece os meios filtrantes para todos os equipamentos de separação de sólidos/líquidos, independente da marca ou fabricante. – Consulte nossos produtos >>

noticia-125-andritz-meio-filtrante-4