NOTÍCIAS

Qualidade de análises laboratoriais da CASAN é comprovada por rede ligada ao INMETRO

A equipe do Laboratório de Análises de Efluentes da CASAN de Florianópolis obteve nova comprovação de sua eficiência em testes realizados pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul − única no país acreditada pelo Inmetro para estes ensaios. 

laboratorio

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na mais recente rodada da chamada “Proficiência para Testes Físico-Químicos em Análises Ambientais”, realizada em julho/2017, com participação de 101 laboratórios do Brasil, todos os ensaios foram avaliados como bons e excelentes.

Quatro parâmetros, entre os oito avaliados, apresentaram ótima precisão e exatidão. Nesta etapa foram avaliados ensaios de DQO (Demanda Química de Oxigênio), Nitratos, pH, Alcalinidade, Turbidímetro, Cloretos, Sulfatos e Cor aparente.

A equipe já participou de outras duas rodadas de trabalho, obtendo ótimos resultados. Uma delas avaliou ensaios microbiológicos, envolvendo análises de colimetria quantitativa (utilizados em análises de balneabilidade) e outra de testes de coleta e amostragem – em que são avaliados os métodos utilizados para coleta de amostras, preparo de frascaria e resultados analíticos obtidos diretamente em campo.

“O retorno obtido reafirma a qualidade de nossos ensaios laboratoriais”, destaca o chefe do Setor de Qualidade de Água e Esgoto da CASAN, José Luciano Soares. “Os resultados obtidos pelo laboratório da CASAN também confirmam que as estações de tratamento de esgoto da Companhia trabalham com eficiência, produzindo efluentes dentro dos parâmetros técnicos adequados para ajudar a conservar o meio ambiente”.

Segundo o engenheiro, atualmente 16 laboratórios da CASAN realizam testes de proficiência em amostragem, ensaios físico-químicos e microbiológicos, em um processo contínuo de controle de qualidade externo. “Esse é um dos requisitos para acreditação dos nossos laboratórios pelo INMETRO, processo pelo qual estamos lutando diariamente com nosso quadro técnico e com o apoio da Divisão de Políticas da Qualidade, ligada à Gerência de Políticas Operacionais”, complementa Soares.

Proficiência

Os testes de proficiência estão entre os mecanismos de controle da qualidade previstos pela Norma Técnica NBR ISO/IEC 17025:2005, que trata de requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O objetivo é avaliar o desempenho dos laboratórios na realização de ensaios, medições ou calibrações, sendo confirmação de desempenho competente.

Controle de qualidade e monitoramento ambiental

O Laboratório de Efluentes da CASAN em Florianópolis produz análises para acompanhamento da operação de 10 Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana: Canasvieiras, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Saco Grande/João Paulo, Parque Tecnológico, Insular, Potecas, Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado.

Também realiza o monitoramento ambiental da qualidade das águas das Baías Norte e Sul, dos rios do Braz, Capivari e Rio Tavares. Além disso, realiza análises que permitem o controle do lençol freático na região das ETEs Potecas, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Como funciona a proficiência para laboratórios

A Rede Metrológica do Rio Grande do Sul organiza o programa e envia amostras teoricamente iguais (contra-provas) a todos os laboratórios participantes do Brasil inscritos.

Também determina quais parâmetros deverão ser analisados. O laboratório realiza os ensaios e encaminha apenas os resultados. A rede metrológica, que possui acreditação no INMETRO para avaliação, realiza o trabalho estatístico para avaliação dos resultados – quanto mais afastado da média, maior o erro (resultado incompatível)

Benefícios da participação em ensaios de proficiência:

● Confirmação do desempenho competente
● Identificação de problemas de ensaio ou medição
● Comparação de métodos e procedimentos
● Melhoria do desempenho
● Treinamento da equipe
● Inspiração de confiança nos funcionários, na gerência e nos usuários externos de serviços de laboratório
● Comparação de capacidades de operadores
● Geração de materiais de referência
● Determinação da precisão e exatidão dos métodos
● Satisfação de agências reguladoras e de organismos de acreditação
● Fornecimento de gestão adicional de riscos aos laboratórios

Fonte: Casan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: