NOTÍCIAS

AMBIENTECH lança sistema inédito de Separação Óleo-Água para óleos emulsionados

 Separação Óleo-Água para óleos emulsionados

A AMBIENTECH apresentou recentemente ao mercado uma solução altamente eficiente e de baixo custo de implantação para solucionar em um só sistema a separação de óleos livres e emulsionados.

Equipamento

Trata-se de um equipamento estacionário que opera por bateladas e pode ser projetado de acordo com as necessidades caso a caso. O sistema é ideal para indústrias que destinam os óleos à recicladores e com isso têm um alto custo envolvido.

Princípio de funcionamento

Inicialmente a separação do óleo livre (não emulsionado) por meio da difusão de ar e retirada por superfície do flotado. Este óleo livre pode ser vendido para rerrefino à empresas especializadas. A seguir, inicia-se a separação do óleo solúvel emulsionado por meio de produtos patenteados e exclusivos, que permitem a obtenção de água clarificada e formação de um lodo oleoso a ser destinado como resíduo industrial.

Processo

O processo diferencia-se do usual e custoso processo chamado “quebra ácida” que além de gerar um alto consumo de reagentes e por conseqüente de resíduos, é altamente agressivo e perigoso operacionalmente devido à manipulação de produtos químicos fortemente tóxicos (ácidos e bases).

Conforme relata o Gerente Técnico-Comercial Sr. Rodolfo Leite, “trata-se de um sistema realmente exclusivo e inovador, que apresenta custo acessível se comparado ao de destinação à empresas coletoras de óleos”. Ressalta ainda que “hoje no mercado só existem separadores óleo-água eficientes unicamente para óleos livres (não emulsionados/solúveis) e que por isso são limitados e ineficientes para uma gama maior de efluentes oleosos”.

Além de tais e significativas vantagens, o sistema também apresenta um custo reduzido de manutenção e operação, já que seu funcionamento se dá unitariamente por bateladas.

Maiores informações: www.ambientech.ind.br

ambientech-noticia-1

Foto do Equipamento em Funcionamento