NOTÍCIAS

Air Float é fornecido para Estação de Tratamento de Lixiviados

noticia-74-air-flot-e-fornecido-para-estacao-de-tratamento-de-lixiviados

 

A B&F Dias, fabricante brasileiro especializado em sistemas de aeração por ar difuso que atua em diversos países, forneceu um sistema “Air Float” para a Estação de Tratamento de Lixiviados (ETL), de propriedade da ESTRE Ambiental, Unidade Iguaçu, situada na Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná, projetada, desenvolvida e fornecida pela Biotecs.

Os lixiviados são resíduos líquidos, com alta periculosidade ao meio ambiente, provenientes de aterros sanitários municipais. À medida que o aterro sanitário se torna mais velho, decrescem as cargas orgânicas e aumentam os níveis de amônia no lixiviado bruto.

Além de ter um eficaz pré-tratamento, a ETL utiliza um processo biológico aeróbio, do tipo lodos ativados, formado por um avançado sistema MBR — “Membrane Bioreactor”, que atualmente é visto como referência em tecnologia e elevado grau de tratamento. No processo MBR, o clarificador secundário é substituído por módulos de membranas (ultra filtração ou microfiltração), proporcionando, entre outras vantagens, uma redução no volume do biológico (consequente menor “footprint”) e um lixiviado tratado de melhor qualidade.

Para os especialistas do setor, os resultados que estão sendo alcançados pelo aterro sanitário são surpreendentes e gratificantes, quando comparados com os projetos, destinados para o mesmo fim. Um dos pontos altos do processo selecionado está na remoção de amônia, que é realizada biologicamente, não sendo necessário incorporar no sistema de tratamento de complexos e caros, tanto do ponto de vista de investimento – CAPEX, como de operação – OPEX, sistemas físico-químicos para remoção e recuperação de amônia.

Para melhor controle dos parâmetros operacionais da ETL, foi instalado na planta um laboratório de análises, completo e de última geração, capacitado para realizar todas as análises requeridas para o acompanhamento e monitoramento da referida estação de tratamento.

Hoje a ETL está tratando 500 m³/dia de lixiviado bruto com elevadas eficiências e resultados seguros e estáveis. Além disso, os processos biológicos se enquadram completamente dentro dos conceitos de sustentabilidade impostos inicialmente ao projeto, pelos especialistas da Biotecs.

A Biotecs é uma empresa de engenharia e contratos que desenvolve e oferece Soluções Tecnológicas Inteligentes para a proteção do meio ambiente com mais de 240 sistemas implantadas com sucesso no mundo todo. Segundo o Diretor da empresa, Antonio Gilberto Salerno, a Biotecs selecionou a B&F DIAS, para o fornecimento do sistema de ar difuso da ETL, devido à qualidade de seus produtos, serviços e atendimento, que permitiram, a ambas as empresas, construir uma parceria confiável e duradoura durante as últimas décadas.

B&F Dias é a maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso na América Latina, com mais de 2.500 plantas de tratamento de efluentes fornecidas em diversos países e, representante oficial da tecnologia Cleartec® no Brasil.