NOTÍCIAS

Águas de São Sebastião da Grama/SP antecipa inauguração da Estação de Tratamento

Unidade faz parte das obras previstas no contrato de concessão e custou cerca de R$ 5 milhões. ETE deve tratar 100% dos dejetos produzidos na cidade até setembro de 2018.

ete-grama

A concessionária Águas de São Sebastião da Grama inaugurou no dia 18/05 a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Sebastião da Grama. A unidade fica no Distrito Industrial UNINORTE e faz parte das obras previstas no contrato de concessão firmado em setembro de 2016, cuja operação teve início em outubro daquele ano.

A estação custou cerca de R$ 5 milhões e vai receber o esgoto que era despejado sem tratamento no rio Fartura. Os dejetos são transportados até a ETE por redes coletoras e estações elevatórias que estão sendo implantadas desde o início da concessão.

Uma cerimônia para oficializar a inauguração aconteceu às 17 horas, no local da estação, com representantes do Executivo, Legislativo, diretores do grupo Terracom/Perenge, colaboradores e também sociedade civil.

Segurança quanto ao futuro

Para o diretor-presidente (consórcio Terracom / Perenge) Dr. Paulo Raposo a estação irá suprir a demanda do município

“A capacidade de tratamento da ETE supera as necessidades da população atual o que traz segurança quanto ao futuro. É a Concessionária cumprindo seus compromissos com a cidade”.

Já para o prefeito, Dr. Ricardo Ribeiro Florido é o inicio de novos tempos

“… ver o esgoto ser tratado, faz bem para o meio ambiente, além de atrair investimentos para nossa querida São Sebastião da Grama”. Na ocasião o presidente da Câmara Municipal – Delloro Serafim destacou o avanço que isso representa não só para Grama, mas também para toda a região “… Hoje estamos vendo na prática o trabalho que a concessionária realizou em nossa cidade, tudo isso com prazo antecipado e com qualidade. O que antes nos preocupava agora é motivo de tranquilidade, estamos tratando nosso esgoto e preservando nosso principal rio, como deve ser feito”.

E para fechar os discursos o diretor da região norte-leste, Carlos Eduardo Alves destacou a importância do capital humano “…nossos funcionários, prestadores e todos que dedicaram seu empenho tem parte neste momento tão importante para a história da cidade.”

 Capacidade de vinte litros de esgoto por segundo

De acordo com a concessionária, a estação tem a capacidade de tratamento de vinte litros de esgoto por segundo e a expectativa é que a ETE trate de imediato 60 a 70% do esgoto produzido em São Sebastião da Grama. Em setembro, com a conclusão das obras de mais duas elevatórias, a estação deve tratar sua totalidade.

Ao mesmo tempo, a concessionária Águas de São Sebastião da Grama honra seu compromisso com o meio ambiente e comemora a entrega antecipada em cinco meses da obra que resultará em mais qualidade de vida para a população local e para o meio ambiente melhorando substancialmente a qualidade das águas do Rio Fartura, manancial de abastecimento de outras cidades.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: