NOTÍCIAS

Águas de Teresina/PI conclui ETA Norte

A Águas de Teresina inaugura, nesta quinta-feira (17), a Estação de Tratamento de Água localizada na Grande Santa Maria da Codipi/PI, que passará a ser chamada de ETA-Norte.

aguas-de-teresina

A unidade foi concluída pela concessionária, sendo modernizada e passando a operar em sua plena capacidade.

As melhorias operacionais na estação incluíram readequações das instalações existentes e que garantem a qualidade da água que é distribuída à população.

Novos processos

Novos processos foram incluídos: a pré-desinfecção, adição de cloro, assim que a água chega à estação, o que facilita a retirada de matéria orgânica e metais; além da pré-alcalinização, quando a água recebe cal ou soda, utilizadas para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

Foi adicionado também o uso de polímero no tratamento da água, substância que acelera o processo de decantação. Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela empresa, que também promoveu a reforma dos decantadores.

Produção de água tratada

Com essa melhoria, a produção de água tratada mais que dobrou, saindo de 430 mil litros para 900 mil litros por hora.

Ainda com foco em atender as comunidades que integram a região da Grande Santa Maria da Codipi, a empresa também colocou, pela primeira vez em operação um booster – unidade de bombeamento de água, no Residencial Jacinta Andrade.

A unidade está operando com capacidade de distribuir até 240 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

Distribuição de água tratada

“Todas essas melhorias promovidas nessa estação possibilitaram o incremento na produção e distribuição de água tratada para os bairros que integram a região da Grande Santa Maria. São ações já significativas, que estamos reforçando com o trabalho que continua para que mais famílias sejam beneficiadas com a qualidade dos nossos serviços”, destaca Diego Dal Magro, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Os bairros beneficiados com a ampliação e modernização desses serviços são: Jacinta Andrade, Parque Wall Ferraz, Parque Sthael, Santa rosa, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Brasil, Monte Verde, Monte Alegre, Chapadinha Norte, Residencial Francisca Trindade e Parque Firmino Filho.

Fonte: Cidade Verde.