NOTÍCIAS

Água Produzida Tratada para Reúso em Campo Petrolífero Colombiano

O tratamento de efluentes de etapas múltiplas e dessalinização dimensionado e executado pela Fluence permite que a água produzida seja reutilizada para irrigação

produced-water-treatment

Um campo petrolífero colombiano com quantidades de água produzida mais altas que a média procurou a Fluence em busca de uma solução para purificar água para reúso na irrigação.

Antecedentes

O município colombiano central de Puerto Gaitán é sede do maior campo petrolífero de petróleo bruto da nação. Um dos maiores produtores que funcionam no campo é a Pacific Rubiales Energy Corp., produtor canadense de gás natural e petróleo bruto pesado. Esta empresa vem operando no campo desde 2003 associada a Ecopetrol SA, a companhia petroleira nacional colombiana.

Antes de lançar este projeto de reúso de água a Pacific Rubiales separou a água produzida do petróleo bruto, injetando-a posteriormente no aquífero. Os altos custos do descarte e as restrições ambientais pediram que se encontrasse uma nova solução para o tratamento de água.

No campo petrolífero de Rubiales, a água subterrânea natural é captada e misturada com petróleo bruto; esta mistura é extraída conjuntamente. A média da proporção global de água e óleo é de 3:1 em água produzida, no campo petrolífero de Rubiales ela alcança 9:1, o que significa que uma quantidade muito grande de água produzida que exige tratamento.

Para tratar com eficácia a água salobra restante do processo de perfuração e para maximizar o reúso da água enquanto se elimina o rejeito da salmoura, a Fluence projetou, construiu, e executou um processo de tratamento multi-etapa.

Desafios

Espera-se que a produção de petróleo bruto cresça nos próximos anos, aumentando a quantidade de água produzida por tratar. A Pacific Rubiales utiliza a água reusada para irrigação, que necessita a máxima taxa de recuperação possível.

Leia a matéria na íntegra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: