NOTÍCIAS

Água mineral encanada torna-se opção para diminuir impacto ambiental de garrafas PET

Brasil é o 4º país do mundo que mais produz lixo plástico. Iniciativa de levar água mineral para as torneiras pode economizar de 2 a 4 mil Kg de galões por ano em um condomínio, por exemplo

plastico

Imagem ilustrativa

As consequências do uso de plástico para a natureza não são novidade, mas os números continuam a assustar. Pesquisa divulgada em 2019 pela organização não-governamental WWF, com base em dados do Banco Mundial, mostrou que o Brasil produz 11,3 milhões de toneladas deste tipo de resíduo. O país aparece, dessa forma, na 4ª colocação no planeta, atrás de Estados Unidos, China e Índia. Do total produzido, 10,3 milhões de toneladas foram coletadas, o que corresponde a 91%, mas somente 145 mil toneladas (1,28%) foram de fato recicladas. A média mundial de reciclagem é de 9%. Por isso, medidas para reduzir o consumo desse produto são importantes para a preservação ambiental e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Uma alternativa que vem sendo utilizada na construção civil é a substituição da água mineral envasada pelo serviço encanado, entregue em domicílio e sem necessidade de uso de embalagens PET. No Brasil, uma empresa tem oferecido esse serviço para residências, empreendimentos imobiliários, empresas, colégios, indústrias e estabelecimentos comerciais. O serviço, operado pela Blu, funciona da seguinte forma: caminhões saem da fonte e levam o produto para os reservatórios instalados no empreendimento, de forma programada, conforme o plano contratado (de 50, 100, 150, 200 ou 300 litros).

blu

Condomínio adotou serviço

Em Curitiba, essa solução poderá ser vista em um condomínio localizado no bairro Ecoville, no qual os futuros moradores poderão contar com água mineral direto na torneira. O Seventy Upper Mansion, empreendimento de alto padrão da Construtora Andrade Ribeiro, será entregue em dezembro de 2022 com esse serviço. A estimativa da empresa responsável pelo fornecimento é que haja economia de 2 mil a 4 mil quilos de embalagens plásticas por ano no local. Essas embalagens são utilizadas no envase do produto. O cálculo da redução é feito em virtude do perfil de cliente do Seventy que, geralmente, adquire água mineral em embalagens menores que os galões de 20 litros. Isso produz mais plásticos em comparação a troca de galão.


LEIA TAMBÉM: COMO A POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR PLÁSTICO PODE PREJUDICAR SUA SAÚDE


Na capital do estado, a captação é feita na fonte água mineral localizada em um aquífero em Campo Largo, na Região Metropolitana. Uma vez nas instalações do condomínio, a água vai dos reservatórios até cada ponto de uso pelas tubulações, conforme explica o Diretor Comercial da Blu, Christian Andreys de Melo.

“Entregamos o produto puro e sem tratamentos, tendo como um dos diferenciais a pureza, sabor e o PH. As tubulações são 100% atóxicas. É um processo de instalação rápido e prático, que garante maior grau de segurança”, explica o Diretor Comercial.

O consumidor escolhe quantos pontos de uso da água quer em seu imóvel. Cozinha, área gourmet e churrasqueiras são, normalmente, os locais em que se busca esse benefício. Cada pessoa que contrata o sistema tem um medidor de consumo individual.

Inovação e qualidade de vida

Segundo o engenheiro Maurício W. Cunha, da construtora Andrade Ribeiro, a intenção de contratar o serviço para o Seventy Upper Mansion foi a possibilidade de oferecer qualidade de vida ao morador. “Além disso, a saúde, a sustentabilidade, a segurança e a comodidade foram os diferenciais que fizeram com que decidíssemos por esse serviço”, explica. O engenheiro ainda destaca a inovação que traz valor agregado ao empreendimento, frente a outros imóveis do mesmo padrão.

A intenção com o serviço também é oferecer soluções tanto para o atual momento, devido a pandemia, que exige mais privacidade e distanciamento social, quanto aquelas com foco no futuro.

“Certamente as famílias estão preocupadas com o seu bem-estar e buscam morar por empreendimentos à frente do seu tempo”, avalia o engenheiro.

Sobre a construtora Andrade Ribeiro

A história de sucesso da Andrade Ribeiro começou em 1978, com a atuação destacada de dois jovens engenheiros, Joaquim Ribas de Andrade Neto e Erlon Donovan Rotta Ribeiro, em obras públicas e privadas de grande porte, onde já era possível ver a marca de qualidade e profissionalismo presente em todos os produtos da empresa. Hoje, 43 anos depois, é fácil reconhecer a assinatura da Andrade Ribeiro em um empreendimento. São obras residenciais e comerciais com características especiais, que antecipam tendências no setor imobiliário da capital paranaense.

Imagem relacionada

condominio

Condomínio em construção de Curitiba terá água mineral encanada


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MINERADORA VALE ABRIRÁ 800 NOVOS EMPREGOS COM PRODUTO QUE POLUI MENOS, NO ESPÍRITO SANTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL, SIDNEY SECKLER FERREIRA FILHO, ESTÁ PUBLICANDO LIVRO SOBRE EQUILÍBRIO PROCESSOS BIOLÓGICOS