NOTÍCIAS

Assegurando uma fonte de água confiável com a dessalinização

Em um mundo onde a escassez de água é um problema grave e crescente, a dessalinização pode ser a chave para uma fonte confiável de água potável ou água de processos industriais.

dessalinizacao

Planta de Dessalinização de Água do Mar em Contêiner NIROBOX SW

Desde soluções em contêineres até plantas de grande escala, a Fluence oferece soluções de dessalinização para água potável e água de processo industrial

A dessalinização da água do mar e da água salobra pode fornecer suprimentos confiáveis de água em regiões que enfrentam situações de escassez de água, incluindo certas partes da América Latina. O crescimento explosivo da população e as necessidades de água do setor industrial continuam tornando essa solução uma necessidade em toda a região.

Distribuição Desigual da Água

Apesar de possuir 31% das reservas mundiais de água doce, o recurso não é distribuído igualmente na América Latina.

O crescimento populacional, incluindo a extensa migração que ocorreu das áreas rurais para as urbanas, e a melhoria dos padrões de vida contribuíram para uma maior pressão sobre a demanda de água. Nas últimas duas décadas, os serviços municipais de água – considerando a provisão de água potável e serviços sanitários básicos, como tratamento de efluentes – não mantiveram um ritmo de crescimento adequado, contribuindo assim para a contaminação de recursos disponíveis de água doce e água subterrânea.

Necessidades da Indústria

A partir de aproximadamente 2012, o mercado latino-americano de dessalinização começou a atrair mais atenção. Como aponta Desalination & Water Reuse, vários projetos e grandes instalações foram realizados em toda a região, aumentando também a demanda por membranas de osmose reversa e nanofiltração para atender às necessidades de vários setores industriais, incluindo a mineração e a exploração de petróleo.

A Fluence Corporation está entre as empresas de serviços de água que foram atraídas para a América Latina no período mencionado. Henry J. Charrabé, Diretor Geral e Executivo de Operações Globais, contou à Desalination & Water Reuse sobre o crescimento da empresa na região:

Um dos mercados que, para nós, gerou maior interesse foi a América Latina. […] Construímos referências significativas nesta região e ambas unidades nossas na Argentina e Brasil se mudaram para instalações novas e maiores. Ainda existem oportunidades de negócios muito interessantes para nós na América Latina. A maioria dos projetos principais está na área de dessalinização.

Dessalinização da Água do Mar

Os países que mais utilizam a dessalinização na América Latina são Peru e Chile, que usam principalmente dessalinização da água do mar. No Chile, a dessalinização é amplamente utilizada no setor de mineração e para fornecer água potável aos municípios, principalmente nas regiões áridas do norte do país. No Peru, a dessalinização é usada para atender às necessidades da agricultura, indústria e municípios.

A necessidade de dessalinização continua aumentando. Por exemplo, um relatório chamado Business News Americas explica que a demanda do setor agrícola representa mais de 70% da água usada no Chile. Estão realizando estudos para determinar como a dessalinização pode fechar a lacuna entre a oferta e a intensa demanda. As plantas de dessalinização seriam usadas nas áreas mais afetadas pelas secas e seriam construídas pelo menos 19 grandes barragens e obras de infraestrutura para reúso de água, segundo a publicação.

Dessalinização em Contêiner NIROBOX™

Os Melhores Sistemas de Dessalinização em Contêineres

NIROBOX da Fluence é uma planta de dessalinização de última geração instalada em um contêiner de 40 pés, projetada para fornecer água potável e de processo de alta qualidade em qualquer parte do mundo, e com menor custo possível. As unidades NIROBOX são modulares, prontas para o uso e podem ser implantadas em poucos meses.

O módulo de água salgada NIROBOX MEGA pode produzir até 1.500 m3/d de água dessalinizada por contêiner. Os modelos NIROBOX SW são projetados pensando no meio ambiente e são os mais eficientes no mercado de dessalinização, consumindo 25% menos energia do que unidades de dessalinização convencionais.

Com modelos para dessalinização de água salgada e salobra, o NIROBOX é a solução mais econômica se tratando de satisfazer as necessidades de água potável ou água de processo para comunidades e indústrias.

A Fluence dispõe de uma unidade de Dessalinização de Água do Mar NIROBOX SW para fornecimento imediato. Pode produzir até 60 m3/h de água dessalinizada ou potável. Entre em contato para saber mais sobre este sistema, ou outras demandas da linha da Fluence.

CONFIRA AS SOLUÇÕES DA FLUENCE