Relatório World Energy Outlook: China influenciará futuro energético global
O uso de combustíveis fósseis segue em alta no mundo todo. Mas este cenário deverá mudar em breve. Conforme previsão da Agência Internacional de Energia, a procura global por petróleo, gás natural e carvão atingirá o seu pico em 2030, em parte impulsionada por políticas que os países já adotaram para promover formas mais limpas de energia e transporte.
“A transição para a energia limpa está acontecendo em todo o mundo e é imparável”, disse Fatih Birol, diretor executivo da entidade, em comunicado. “Não é uma questão de ‘se’, é apenas uma questão de ‘quando’ – e quanto mais cedo melhor para todos nós.”
Relatório WEO: 10 vezes mais veículos elétricos em estradas em 7 anos, destaca agência de energia em lançamento terça-feira, 24.
Projeções: Fontes renováveis atingirão 50% da eletricidade global (de 30%); investimento em eólicas offshore superará carvão/gás; sistemas elétricos aquecimento superarão caldeiras fósseis.
Se confirmado, a demanda por petróleo e gás se estabilizará, com crescimento em países em desenvolvimento e declínio nos desenvolvidos, nas próximas três décadas.
China e Políticas Energéticas: O Impacto Global e Desafios para um Futuro Sustentável
O relatório aponta ainda que a China desempenhará um papel fundamental na determinação do futuro energético mundial. Apesar do país ser responsável por metade da utilização global de carvão e ter impulsionado dois terços do crescimento da procura por petróleo ao longo da última década, o seu apetite pelo aço e pelo cimento poderá se estabilizar, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis.
Mas reportagem do jornal The New York Times aponta que todas essas previsões poderão mudar se os países alterarem as suas políticas energéticas. Por exemplo, nos EUA, espera-se que os carros elétricos atinjam 50% das novas vendas até 2030, graças aos incentivos fiscais da Lei de Redução da Inflação, apesar das objeções republicanas.
Mesmo se o plano for bem-sucedido, políticas climáticas mais rígidas são essenciais para evitar ultrapassar 1,5ºC de aquecimento global e prevenir mudanças climáticas catastróficas.
Rumo a um Futuro Sustentável: Os Cinco Pilares da Estratégia Global do WEO-2023
WEO-2023: Estratégia 7 anos, triplicar renováveis, duplicar eficiência, reduzir metano, financiar energia limpa em economias emergentes, declínio em combustíveis fósseis, incluindo fim de centrais a carvão.
“Cada país precisa encontrar o seu próprio caminho, mas a cooperação internacional é crucial para acelerar as transições para energias limpas”, comentou Birol. “Em particular, a velocidade com que as emissões diminuem dependerá, em grande parte, da nossa capacidade de financiar soluções sustentáveis para satisfazer a crescente procura de energia das economias mundiais em rápido crescimento. Tudo isto aponta para a importância vital de redobrar a colaboração e a cooperação, e não recuar delas.”
Fonte: UM SÓ PLANETA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EMPRESA PLANEJA CONSTRUIR TURBINA DE ENERGIA EÓLICA DA ALTURA DA TORRE EIFFEL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A FLORESTA EM PÉ É FUNDAMENTAL PARA NOSSA ESTRATÉGIA CLIMÁTICA, DIZ ELETROBRAS