NOTÍCIAS

Agência Cetesb de Cubatão usa drone para fazer fiscalização de poluidores

Equipamento operado por controle remoto tem sido usado para ações em áreas de difícil acesso

c2

Imagem feita pelo Drone

A agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Cubatão – no litoral paulista – começou a fazer trabalhos de fiscalizações com a ajuda de um drone. Esse equipamento operado via controle remoto é o primeiro adquirido pela Cetesb em todo o Estado.

Ele faz sobrevoos e identifica quem está poluindo o meio ambiente por meio de imagens. Além disso, a Cetesb aciona o aparelho em casos de emergências ambientais, bem como para ajudar no trabalho de preservação dos recursos naturais existentes na região.

https://youtu.be/MlfR-N9Rpjc

Drone levanta voo: https://youtu.be/MlfR-N9Rpjc

O drone também tem sido usado pelas equipes da agência de Santos. Ele foi adquirido como forma de compensação ambiental após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público, a Cetesb e a siderúrgica Usiminas.

Para o gerente da agência de Cubatão, Marcos Cipriano o drone vai ser muito importante para fiscalizar áreas de risco de difícil acesso. Cipriano disse ainda que o uso do equipamento vai dar mais agilidade nas tomadas de medidas emergenciais.

“Os resultados já estão sendo comemorados; as imagens são ótimas e precisas”, afirmou.

c1
Equipe da Cetesb – Cubatão

 

https://youtu.be/_FjuJwD4sHQ

Passeio por Cubatão: https://youtu.be/_FjuJwD4sHQ

Fonte: Sistema Ambiental Paulista.