NOTÍCIAS

Aegea Day: companhia de saneamento privada apresenta resultados de 2016

Desempenho financeiro positivo e eficiência operacional foram destaques da Aegea, em 2016. Ações em meio ambiente, saúde e segurança são focos para este ano

aegea

O ano de 2016, ao contrário do que aconteceu com muitas empresas no Brasil, trouxe avanços para a Aegea Saneamento. E 2017 está gerando boas expectativas para a companhia. As suas principais conquistas, a evolução operacional e financeira, e o cenário esperado para este ano foram apresentados pelo CEO, Hamilton Amadeo, e o CFO, Flávio Crivellari, no Aegea Day, que aconteceu no dia 7 de março, em São Paulo.

A performance financeira da empresa, que se mostrou positiva durante todo o ano passado, foi um dos destaques expostos no evento. Segundo Amadeo, a crise não conseguiu afetar os negócios da Aegea em 2016. Como exemplo, o CEO ressalta que a receita líquida avançou 24,8%, quando comparada ao ano anterior, alcançando R$ 992,4 milhões. O EBITDA também apresentou crescimento, de quase 15%, atingindo R$ 462,5 milhões. Conforme apontou Crivellari, “foi um ano muito bom para a empresa, apesar das dificuldades da economia. A Aegea vem mantendo um padrão de crescimento e pretendemos continuar neste caminho”.

Para o ano de 2017, mesmo diante da possibilidade de agravamento da crise fiscal no Brasil, fazendo com que Estados e Municípios tenham restrições de investimentos públicos, a Aegea aposta no início da recuperação do cenário macroeconômico, em função da retomada da atividade econômica do País.

Neste contexto, Amadeo afirmou que a empresa não deverá correr riscos em 2017, embora tenha o apoio dos acionistas para oportunidades que possam surgir. Segundo informou o CEO, “a Aegea está preparada para arcar com todas as oportunidades e formas de negócio, sejam concessões plenas, parciais ou parcerias público-privadas. Acreditamos que a melhor opção para o saneamento é o complemento e a integração de esforços entre as esferas pública e privada”.

Com vistas ao fortalecimento de seu modelo de negócios, para este ano, a Aegea pretende direcionar esforços na criação de novas formas de gerenciamento ambiental, de segurança e de saúde, além daquelas já praticadas, que estarão a cargo do novo departamento de Environment, Health and Safety (EHS). Esta ação está em sintonia com o compromisso firmado pela Aegea em 2016, quando a companhia se tornou signatária do Pacto Global, iniciativa proposta pela ONU para encorajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Outras conquistas, do ano que passou, também foram apresentadas, como a criação do novo Sistema de Gestão de Controles de Perdas (GCP); importantes premiações setoriais; a universalização do abastecimento de água tratada em Timon (MA), por meio de sua concessionária local; a posição de destaque do município de Piracicaba (SP) no “Ranking do Saneamento 2016”, do Instituto Trata Brasil; a entrada da Aegea no Estado do Espírito Santo, além das novas concessões em Santa Catarina e Rondônia, entre outros acontecimentos relevantes.

Sobre a Aegea

A Aegea Saneamento é uma companhia brasileira que gerencia ativos de saneamento por meio de suas concessionárias em diversos estados do País e atua como administradora de concessões públicas. A empresa atende cerca de 4,6 milhões de pessoas, em 47 municípios de 9 estados brasileiros. Criada em 2010, possui 18% do mercado privado de saneamento básico do Brasil.