NOTÍCIAS

A ACCIONA Agua entra no mercado de tratamento de efluentes australiano com um contrato de 52 milhões de euros

Tratamento de efluentes com processo MBBR

 

acciona-australia

 

A ACCIONA Agua, em colaboração com a empresa local Monadelphous, foi selecionada pela Unitywater para o projeto, construção e operação de uma planta de tratamento de efluentes no estado de Queensland, Noroeste da Austrália.

O projeto no valor de 74 milhões de dólares australianos, cerca de 52 milhões de euros, visa aumentar a capacidade da planta de tratamento de Kawana de 90.000 para 200.000 pessoas atendidas.

Kawana é a entrada da ACCIONA no mercado de tratamento de efluentes australiano e é o terceiro contrato conquistado pela ACCIONA Agua no país, onde a empresa projetou, construiu e atualmente opera a planta de dessalinização de Adelaide, South Australia e a planta de tratamento de água de Mundaring, Western Australia.

Sobre o projeto

Neste projeto, que tem um prazo de 24 meses para ser concluído, será utilizado o processo de tratamento de efluentes chamado Reator de Leito Móvel com Biofilme (Moving Bed Biofilm Reactor – MBBR) nunca utilizado previamente no país. O gás metano produzido no processo será utilizado para gerar eletricidade e, dessa forma, compensar as necessidades energéticas da instalação, o que permite reduzir a sua pegada de carbono e ainda contribui com a sustentabilidade do projeto.

Sobre as outras plantas operadas no país

Adelaide, que já recebeu dez prêmios de excelência de Institutos e Associações internacionais do setor, tem capacidade de 300.000 m3/dia e é pioneira no país por incorporar um pré-tratamento avançado com membranas de ultrafiltração e uma configuração de membranas em duplo estágio que proporciona um maior rendimento energético e um aumento na recuperação de água tratada.

Mundaring abastece a rede Goldfield and Agricultural Water System (G&AWS) no Estado de Western Australia, e se trata do primeiro projeto de infraestrutura de água dessas características em regime de PPP (Parceria Público Privada). A sua capacidade inicial é de 165 milhões de litros por dia, com uma capacidade máxima de 240 milhões de litros por dia e se converteu na fonte principal de água para 100.000 pessoas, sendo que está preparada para atender as exigências de una população maior no futuro.

Grande experiência no país

A Austrália é um dos mercados estratégicos de crescimento para a ACCIONA nas suas principais atividades: infraestrutura e energias renováveis.

Além doa projetos de água, a sua divisão de Infraestrutura participa em diversos contratos viários pelo país, como a rodovia Toowoomba Second Range Crossing (TSRC), de 1.600 milhões de dólares australianos, que será construída na localidade de Toowoomba, Queensland; o Sydney Light Rail, trem leve de Sydney; ou os túneis de Legacy Way, em Brisbane, já em operação. Além disso, através da sua divisão de Energia, a ACCIONA tem quatro projetos eólicos e é, com seus 302,5 MW, o quarto país em instalações eólicas da companhia, atrás da Espanha, Estados Unidos e México.

Fonte: Aguas Residuales, adaptado por Portal Tratamento de Água