NOTÍCIAS

Situação do abastecimento de Paracatu/MG

O cenário de Paracatu possibilita afirmar que em 2019 não há risco de crise hídrica.

copasa

Hoje, são captados 144 litros de água por segundo do ribeirão Santa Isabel que, somados aos 63 litros de água por segundo captados nos 12 poços profundos, garantem o abastecimento da população que, atualmente, tem um consumo mensal em torno de 270 milhões de litros.

De acordo com o gerente Regional Paracatu, Herlen Ueslei Ferreira Cardoso, a situação é de tranquilidade: “quem viu a situação do ribeirão Santa Isabel, nos meses de julho a setembro de 2017, ano em que foi registrada a escassez hídrica no município, se comparando com o volume de água do manancial no mesmo período deste ano, percebe claramente a diferença”, comentou.

Cuidado compartilhado

Mesmo não havendo previsão de escassez hídrica, a Copasa orienta a população a manter o consumo consciente de água, comportamento importante em qualquer estação do ano. Atitudes simples, como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira, deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, molhar plantas com regador e não lavar o passeio com água tratada fazem muita diferença.

A Companhia reforça a necessidade do uso consciente da água também por meio das campanhas permanentes no portal da empresa.

Melhorias em prol do abastecimento

A Copasa realiza constantemente obras de melhoria no sistema de abastecimento de água em Paracatu. No momento, a empresa está executando as intervenções para a sua setorização. Com investimento da ordem de R$8 milhões, as obras estão previstas para serem concluídas até dezembro de 2019.

O empreendimento compreende a instalação de registros em pontos estratégicos da malha de distribuição de água, além da instalação de reservatórios, redes de distribuição, adutoras e estações elevatórias de água.

A Companhia já concluiu, em 2019, a automação de todas as unidades do sistema de abastecimento de água, o que garante maior controle dos processos de captação, tratamento, reservação e distribuição de água.

Além disso, a Companhia ainda prevê, para outubro deste ano, o início das melhorias na captação e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Isabel, o que irá propiciar o aumento da capacidade de tratamento de água da ETA de 150 litros por segundo para 232 l/s. O projeto, com conclusão prevista para dezembro de 2019, contempla a implantação de novos equipamentos nas duas unidades, assim como intervenções hidráulicas na ETA e adequações em adutoras e elevatória destinadas ao transporte de água.

Também para 2019 está prevista a emissão da ordem de serviço para a implantação do reservatório estratégico de acumulação de água bruta, com capacidade de armazenar, aproximadamente, 800 mil metros cúbicos. A estrutura, que demandará um investimento de mais de R$5 milhões, irá armazenar a água do ribeirão Santa Isabel, que será utilizada no abastecimento da cidade durante o período de estiagem.

Preservação Ambiental

Além das intervenções no sistema de abastecimento de água, a Copasa, por meio do programa Pró−Mananciais, vem desenvolvendo junto ao Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), ações a favor da preservação do ribeirão Santa Isabel. Até o momento, já foi executado o cercamento de mais de 12 quilômetros de nascentes, plantio de cerca de quatro mil mudas de árvores em matas ciliares, construção de bacias de contenção de enxurradas e construção de um sistema de captação de água de chuva na zona rural, além de trabalhos de sensibilização e mobilização ambiental com a comunidade paracatuense.

Tarifa Social

Em Paracatu ocorreu o cancelamento da tarifa social de 2.863 imóveis que tinham o benefício com desconto de até 55% da tarifa total. O cancelamento foi realizado devido à não apresentação de documentos necessários para o recadastramento do benefício. A Copasa emitiu alertas por meio das faturas sobre a obrigatoriedade do recadastramento.

O cliente que perdeu o cadastramento no CAD Único deverá procurar a Prefeitura para se cadastrar e, posteriormente, comparecer a agência de atendimento, localizada na rua Ademar da Silva Neiva 10, bairro Vila Mariana, para voltar a obter o benefício da tarifa social.

Fonte: COPASA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: