NOTÍCIAS

Estado vai ampliar abastecimento em Itaboraí/RJ

O governo do Estado do Rio de Janeiro vai ampliar o fornecimento de água para o município de Itaboraí com a construção de um novo sistema de produção para atender a região de Venda das Pedras.

rio-caceribu

Ao todo, cerca de 40 mil habitantes da região – que inclui o conjunto Viver Melhor Itaboraí – serão diretamente beneficiados pelas obras, que vão incluir a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), duas elevatórias e um novo reservatório de água.

O projeto tem custo estimado de R$ 33 milhões, e foi anunciado durante assinatura de termo de compromisso nesta segunda-feira (08/01), no Palácio Guanabara. A licitação para contratação das obras ficará a cargo do Governo do Estado, e a fiscalização dos trabalhos – bem como a operação e manutenção do sistema  – caberá à CEDAE.

Novo ponto de captação de água

O projeto consiste na construção de: um novo ponto de captação de água no rio Caceribu; elevatória de água bruta com linha de recalque (tubulação que levará água da elevatória à ETA) com 100 metros de extensão e 400 milímetros (mm) de diâmetro; nova ETA com capacidade para produzir 120 litros de água por segundo (l/s);elevatória de água tratada com linha de recalque (tubulação que levará água da elevatória ao novo reservatório) com 300 metros de extensão e 400 mm de diâmetro;novo reservatório de água tratada com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros e de tronco distribuidor com 4.200 metros de extensão e 400 mm de diâmetro, que vai interligar o reservatório à rede de distribuição.

Participaram da assinatura do termo de compromisso o governador Luiz Fernando Pezão; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o ministro das Cidades, Alexandre Baldy; o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, o presidente da CEDAE, Jorge Briard, o secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, e o prefeito de Itaboraí, Sadionel Gomes Souza.

Fonte: CEDAE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: