NOTÍCIAS

Tarcísio dá início a plano de privatização da Sabesp e PPP para trem São Paulo-Campinas

Privatização Sabesp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deu nesta terça-feira, (28/02), o primeiro passo na tentativa de cumprir umas de suas principais promessas de campanha e privatizar a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).

Tarcísio dá início a plano de privatização da Sabesp e PPP para trem São Paulo-Campinas dá início a plano de privatização da Sabesp e PPP para trem São Paulo-Campinas

Tarcísio autorizou a contratação de estudos para avaliar a viabilidade econômico-financeira de desestatização da empresa. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Desestatização do Estado, vinculado à Secretaria de Parceria em Investimentos, junto a outros 15 projetos de concessão e parcerias público-privadas que, segundo o governador, devem somar R$ 180,17 bilhões. O grupo também acompanha os estudos para a desestatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que já foram iniciados.

“É falso o argumento de que a privatização vai aumentar a tarifa. Não vamos fazer a privatização para fazer com que o cidadão pague mais caro pela água. Vamos estudar para ter absoluta certeza de que a água vai chegar onde não chega e a tarifa vai cair”, disse Tarcísio.


LEIA TAMBÉM:PRIVATIZAÇÃO DA SABESP PODE SEGUIR ‘MODELO ELETROBRAS’ ADAPTADO


Segundo o governador, se os estudos não derem a certeza de que a privatização vai aumentar a eficiência e que a tarifa vai baixar, o governo pode recuar da medida. “Tenho uma empresa que trabalha razoavelmente bem. Se você não tiver absoluta convicção, você dá um passo atrás”, disse.

No pacote de projetos também estão a concessão de 1,8 mil km de rodovias, a transferência da sede do governo estadual do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, para o centro da capital e o trem entre São Paulo e Campinas, que tem leilão previsto para final de novembro.

Também serão iniciados estudos para avaliar a possibilidade de implementação de trens entre a capital e Sorocaba, Santos e São José. Outro projeto avalia a concessão de serviços de manutenção de 500 escolas do Estado, com a possibilidade de ampliação para todas as unidades de ensino.

Ainda entra no pacote de parcerias a transformação em PPPs das travessias litorâneas do Estado, como a ligação Santos-Guarujá por balsa. A proposta viabilizaria a construção de um túnel entre os municípios, que já foi atrelada por Tarcísio, quando ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, à privatização do Porto de Santos.

Fonte: msn 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EQUIPAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMAS TOTAIS PARA ÁGUAS RESIDUAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CHINA APROVOU EQUIVALENTE A DUAS NOVAS USINAS DE CARVÃO POR SEMANA EM 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: