NOTÍCIAS

A seca contínua ameaça Belize

Soluções como reúso e dessalinização da água podem desempenhar um papel na preservação da agricultura

 

belize

Outro ano de seca ameaça a agricultura, incluindo a cana-de-açúcar, em Belize

 

A nação de Belize, uma ex-colônia britânica no mar do Caribe, conta com uma cultura surpreendentemente cosmopolita que inclui crioulos, garifuna, maias, mestiços, asiáticos, índios orientais e até populações menonitas. Mas nem tudo é perfeito no paraíso. A seca voltou a Belize.

No início de abril de 2020 o Serviço Nacional de Meteorologia de Belize (SMN) alertou o país para esperar um clima extraordinariamente seco, impulsionado pela oscilação do El Niño (ENSO), através de grandes faixas de Belize até setembro, prolongando a seca de 2019.

Prevê-se que as áreas norte e central do país, incluindo Corozal, Cayo del Camino Naranja e Cidade de Belize, sejam as mais afetadas pela seca, mas a ENSO deve permanecer em uma fase neutra durante o período de previsão, o que gerará mais incerteza nas previsões para a temporada. Stann Creek e Toledo podem ser apenas um pouco mais secos do que o habitual ou até normal.

Indústria de Açúcar de Belize

Com os níveis de água subterrânea e reservatórios baixos desde 2019, as perspectivas agrícolas são sombrias, especialmente para uma indústria açucareira que ainda está se recuperando. Em 2019, a produção de cana-de-açúcar caiu cerca de 30%, e os produtores agora temem que enfrentarão uma seca semelhante este ano. Pragas e doenças que prosperam durante períodos secos devem proliferar durante a seca, e é provável que os incêndios também se tornem um problema.

Ao lado da planta de açúcar Belize Sugar Industry Ltd. (BSI), que processa cana de 5.000 agricultores independentes, existe um cogerador alimentado pela queima de bagaço (fibra de cana) da planta.


LEIA TAMBÉM: ONU AGE PARA ACELERAR O PROGRESSO NAS METAS DE ÁGUA E SANEAMENTO


O cogerador não apenas impulsiona a produção, mas também fornece 15% da eletricidade de Belize à rede nacional. Cultivos menores de cana-de-açúcar durante a seca podem, portanto, ameaçar a produção de eletricidade, bem como os 5% do PIB do país, dependentes da indústria.

A seca ocorre quando a planta enfrenta a responsabilidade adicional de proteger seus funcionários da propagação do COVID-19. No entanto, não há planos de fechar a planta e, embora o volume seja baixo, a cana da mais alta qualidade é frequentemente cultivada em condições de seca. Durante a colheita do açúcar, o BSI seguiu as diretrizes de distanciamento social e higiene e distribuiu máscaras faciais feitas localmente aos funcionários.

Proteção do Abastecimento de Água com Reúso e Dessalinização

O Serviço Nacional de Meteorologia e o Ministério da Alimentação e Agricultura e Imigração (MFAI) pedem a conservação da água em todas as áreas e alertam os fazendeiros e agricultores de que serão necessárias precauções para mitigar as perdas de gado e cultivos.

Com comunidades menores atingidas pela seca perto da costa, Belize está preparada para operações de reúso de água e dessalinização em pequena escala perto do ponto de necessidade. Esse tipo de tratamento descentralizado permite uma flexibilidade que não é possível em grandes estações de tratamento centralizadas, que exigem redes caras de tubulações, e no caso de plantas de dessalinização, elas correm o risco de se tornar obsoletas com o retorno da chuva antes de terminar de pagar.

A Fluence possui experiência, tecnologia e estrutura financeira para oferecer soluções rápidas para produzir água limpa e segura em qualquer lugar do mundo. A Tecnologia de Reator de Biofilme por Membrana Aerada (MABR) Aspiral™ da Fluence fornece um efluente de alta qualidade adequado para reúso, enquanto o NIROBOX™ dessaliniza a água a um preço ótimo, competindo com o preço de plantas maiores. Essas soluções compactas são pequenas, eficientes, portáteis, rápidas de implantar e podem ser revendidas ou movidas quando houver necessidade.

Ambas soluções oferecem alto volume de tratamento na menor área de implantação do setor.

Entre em contato com a Fluence para discutir seu plano de resiliência à seca


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOSIS INICIA A MONTAGEM DE 4 REMOVEDORES DE LODO SUBMERSO WASSERTRACK® NA ETA ESPÍRITO SANTO DO PINHAL EM SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVA TECNOLOGIA TORNA ÁGUAS RESIDUAIS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA MAIS SEGURAS PARA OS PEIXES