BIBLIOTECA

Estudo de caso sobre a avaliação do potencial qualitativo do reúso de água residuária na ETE -rio Pará de Divinópolis-MG

Estudo de caso sobre a avaliação do potencial qualitativo do reúso de água residuária na ETE -rio Pará de Divinópolis-MG

Este estudo de caso avalia o potencial qualitativo do reúso de água residuária na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Pará, em Divinópolis-MG tendo em vista panorama voltado ao Centro Oeste Mineiro.

Dada a crescente demanda hídrica e a escassez de água potável, o reúso de águas residuárias é uma prática sustentável para economizar recursos hídricos. O objetivo foi elaborar um diagnóstico referente ao reúso do esgoto tratado na ETE, verificando sua capacidade atual e futura de utilização. A metodologia inclui a análise de dados quantitativos e qualitativos, com base em relatórios governamentais, reuniões com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), e legislação aplicável.

Foram analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos, comparando-os com as normas estabelecidas pelas Deliberações Normativas n° 65/2020 e conjunta COPAM-CERH/MG n° 8/2022. Os resultados mostram que embora a ETE cumpra a eficiência na remoção de DBO e DQO, os níveis de coliformes termotolerantes ainda excedem os limites recomendados para uma hipótese de reúso urbano. Conclui-se que, para o reúso seguro da água, são necessários tratamentos adicionais como a desinfecção por cloração, ozonização ou radiação ultravioleta, para garantir que a água de reúso atenda aos padrões de qualidade exigidos.

Fonte: OJS


ÚLTIMOS ARTIGOS: