NOTÍCIAS

Seca nos EUA – Novas imagens da Nasa mostram dimensão e impressionam

Seca nos EUA

O Lago Medow, que fornece água para cerca de 25 milhões de pessoas, está hoje no nível mais baixo desde que foi enchido, em 1937

Seca nos EUA
Imagem Ilustrativa do Canva – Lago nos EUA

 

Em meio à fortes ondas de calor e incêndios devastadores, o verão de 2022 no Hemisfério Norte está sendo intenso e reacendendo mais uma vez o debate sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Em alguns países europeus, como Itália e Portugal, e também nos EUA, outra consequência dessa crise vem chamando a atenção: a seca extrema. Essa semana, a NASA divulgou imagens recentes do maior reservatório de água do país que revelam como o nível da água está em níveis dramaticamente baixos.

Créditos Foto: NASA

 

A foto, que faz um comparativo com o cenário nos anos 2000, 2021 e 2022, impressiona. O Lago Medow, que fornece água para cerca de 25 milhões de pessoas em todo o oeste americano, está hoje no nível mais baixo desde que foi enchido, em 1937. Na medição feita no dia 18 de julho, possuia apenas 27% de sua capacidade.
Atualmente mais de um terço do oeste americano é classificado em seca extrema pelo US Drought Monitor. Para especialistas, a seca é consequência do aumento das temperaturas e do derretimento da neve que abastece a região, além da extração excessiva.

Michael Carlowicz, editor-chefe do Observatório da Terra, da Nasa, disse que a nova imagem é “uma ilustração gritante das mudanças climáticas e uma seca de longo prazo que pode ser a pior no oeste dos EUA em 12 séculos”. Cientistas do clima acreditam que essa é uma mudança sistêmica que requer planejamento e adaptação para os próximos anos.

Fonte: Um Só Planeta 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BID INVEST APOIA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E SANITÁRIAS DE SÃO PAULO COM A SABESP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNIGEL MONTA FÁBRICA DE HIDROGÊNIO E AMÔNIA VERDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: