NOTÍCIAS

Zoe: Onda de calor na Espanha é primeira a ser “batizada” no mundo

Zoe – Nomeação da onda de calor na Espanha

Plataforma promeTEO Sevilla afirmou que nomeação é importante “para chamar a atenção da população para a importância de seu impacto na saúde”

Zoe - Sevilla
Imagem Ilustrativa do Canva – Sevilla

 

A forte onda de calor que tem atingido muitos países da Europa nas últimas semana ganhou um nome na Espanha: Zoe. A nomeação do fenômeno, primeira deste tipo no mundo, foi emitida pela plataforma promeTEO Sevilla, projeto piloto de classificação.

Segundo o promeTEO Sevilla, a nomeação da onda de calor é importante “para chamar a atenção da população para a importância de seu impacto na saúde”. A “Zoe” representa “risco muito elevado” à saúde, e a população deve adotar inúmeras medidas e precauções para proteção, recomenda a plataforma.


LEIA TAMBÉM: CRISE HÍDRICA ATINGE A EUROPA


 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1.700 morreram em decorrência da atual onda de calor na Espanha e em Portugal. “O calor mata. Nas últimas décadas, centenas de milhares de pessoas morreram como resultado do calor extremo durante ondas de calor prolongadas”, afirmou o chefe da OMS para a Europa.

Fortes incêndios tem atingido as florestas europeias durante o mês de julho, e os especialistas apontam para a mudança climática como principal fator para esses eventos extremos.

A prática de nomear fenômenos é muito comum para tempestades tropicais, tornados e furacões, que também são classificados em escala de intensidade. Com o impacto crescente das mudanças climáticas e a ocorrência de eventos climáticos extremos, a ação inédita do promeTEO Sevilla pode se tornar comum no futuro.

Fonte: CNN Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRAIA DE BOTAFOGO RJ – LIMPEZA DO INTERCEPTOR OCEÂNICO JÁ CAUSA MELHORIA NA QUALIDADE DA ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS INDUSTRIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de setembro,  16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Continuar lendo »