NOTÍCIAS

Minimizando o risco microbiano (microbiológico) na indústria de bebidas por meio de projeto higiênico

Veolia – Risco Microbiológico

Ao produzir qualquer alimento ou bebida, é importante fazer todos os esforços para minimizar o risco microbiológico e tornar os produtos para consumo humano o mais seguros possível

Veolia - Risco Microbiológico

Qualquer contaminação microbiana é levada muito a sério e pode resultar em recalls caros de produtos em resposta a temores pela saúde humana. Além dos sérios riscos à saúde de certas espécies bacterianas, a contaminação com bactérias menos nocivas pode resultar na deterioração das bebidas, alterando sua qualidade e sabor. Os fabricantes devem, portanto, abordar a possibilidade de contaminação, que pode se originar do suprimento de ar, abastecimento de água, matérias-primas, processos e equipamentos. Água na indústria de bebidas,

A proveniência da fonte de abastecimento, mesmo que caracterizada como água potável, utilizada na produção pode influenciar o sabor, a aparência e a qualidade geral do produto final.

Parâmetros físico-químicos, como (Dureza), dependendo a sua concentração, ou seja, a quantidade de presença de sais de cálcio e magnésio, que são particularmente prejudiciais à produção de refrigerantes, pois podem causar alterações no pH e afetar a estabilidade microbiológica e o sabor. Contudo, é de extrema importância como controle de qualidade, o teor baixo de concentração desses sais.

Para fabricação em refrigerantes, existem técnicas que podem remover a dureza da água e, portanto, os efeitos desses íons. A mais utilizada é a osmose reversa (OR), que geralmente é a primeira etapa de um programa detalhado de tratamento de água para a produção de refrigerantes. Outra etapa importante do processo de tratamento da água é a remoção dos resíduos de cloro, que é feita por meio de um filtro de carvão. É vital que o cloro seja removido durante o tratamento da água, pois pode causar defeitos de sabor. No entanto, uma vez removido, deve haver considerações extras em relação à contaminação microbiana, pois o cloro é frequentemente usado como agente desinfetante. A água envolvida na produção de bebidas também passa por várias etapas de filtragem para remover quaisquer partículas e impurezas residuais.


LEIA TAMBÉM: WEBINAR VEOLIA – ÁGUA PURIFICADA NAS ROTINAS DE CME / RDC-15


 

É importante ressaltar que os equipamentos utilizados para realizar esse tratamento de água também devem desempenhar um papel na minimização do risco microbiano ou microbiológico. Os fabricantes devem considerar a adoção de sistemas de tratamento de água projetados de forma higiênica. Esses sistemas podem ser facilmente limpos, mantidos e monitorados para garantir que a alta qualidade da água seja mantida durante todo o processo de fabricação. Com design higiênico/sanitário, os diferentes filtros (por exemplo, filtros multimédia e carvão, Ultrafiltração, Osmose Reversa) são otimizados para evitar a entrada de impurezas externas no sistema e para oferecer tratamento de alta eficiência e desinfecção confiáveis, permitindo monitoramento contínuo. Os princípios de design higiênico/ sanitários vão desde as tecnologias de (Clean in Place) e Sterilization-In-Place (CIP/SIP) até o fluxo de água otimizado que evita água estagnada e pernas mortas, que são aquelas áreas dentro da tubulação que têm baixo fluxo e são difíceis de limpar. Além disso, esses sistemas oferecem a máxima disponibilidade do sistema devido seu intervalo de CIP ser otimizado, bem como operação econômica, garantindo a mais alta qualidade e segurança do produto.

Desinfetantes são usados em toda a indústria de bebidas para ajudar a minimizar a contaminação por micro-organismos. O uso de sistemas de água projetados de forma higiênica/sanitária ajuda a minimizar o uso de desinfetantes, além de fornecer proteção extra contra contaminação microbiana. Outra questão importante com o uso de desinfetantes é a presença de subprodutos de desinfecção tais como: Trialometanos, Ácidos haloacéticos, halopicrina, haloacetonitrilas, halocetonas e cloro hidrato.. Alguns deles são classificados como produtos químicos desreguladores endócrinos (EDCs), que podem interferir no sistema endócrino e causar tumores cancerígenos e desenvolvimento anormal.

PurBev®

Para combater alguns dos problemas associados com desinfecção, minimizando risco microbiano.

Benefícios:
• Ótima qualidade do produto e segurança do produto, minimizando os riscos microbiológicos
• Disponibilidade máxima do sistema graças a intervalos de limpeza e ciclos de manutenção mais longos
• Operação econômica baseada na alta eficiência do sistema e menor necessidade de materiais de limpeza
• Baixos custos de manutenção e serviço devido a menos componentes que são facilmente acessíveis
• Menor OPEX devido à economia de produtos químicos, água e energia
• Sustentabilidade: Vida útil mais longa e custos de ciclo de vida mais baixos (baixo TCO)

Contacts

Veolia Water Technologies Brasil – Media Relations
Rafaela Rodrigues
Cel.: +55 11 97675 094
[email protected]

Fonte: Veolia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DESESTATIZAÇÃO DO PORTO DE SANTOS É APROVADA NO CONSELHO DO PPI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CIENTISTAS PRODUZEM CÉLULA SINTÉTICA COM AUXÍLIO DE BACTÉRIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: