NOTÍCIAS

Cientistas produzem célula sintética com auxílio de bactérias

Célula Sintética

Estudo de pesquisadores (Célula Sintética) da Universidade of Bristol, no Reino Unido, foi publicado na revista científica Nature

Bactérias - Célula sintética

Pesquisadores da Universidade of Bristol, no Reino Unido, produziram uma célula sintética capaz de desempenhar várias funções-chave de uma célula viva, incluindo a geração de energia e a expressão de dores. O resultado do experimento foi publicado em 14 de setembro na revista científica Nature.

A célula artificialmente construída chegou a mudar de uma forma de esfera para uma forma mais natural de ameba nas primeiras 48 horas de “vida”. Para isso, os pesquisadores usaram duas colônias bacterianas: Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa.


LEIA TAMBÉM: CIENTISTAS AFIRMAM QUE FERTILIZAR OCEANOS COM FERRO PODE AJUDAR A REMOVER TONELADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO POR ANO


 

Essas duas bactérias foram misturadas com microgotas vazias em um líquido viscoso. Uma população foi capturada dentro das gotículas, e a outra foi aprisionada na superfície das gotículas. Posteriormente, os cientistas romperam as membranas das bactérias e banharam as colônias em uma enzima chamada lisozima.

As bactérias derramaram seu conteúdo, que foi capturado pelas gotículas para criar protocélulas revestidas por membrana. Os cientistas se concentraram em demonstrar que as células eram capazes de processamentos complexos, como a produção de moléculas de armazenamento de energia.

A expectativa é que essa tecnologia possa fabricar, no futuro, módulos complexos para o desenvolvimento nas áreas de diagnóstico e terapêutica da biologia sintética.

Fonte: Revista Oeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SOS Rio Grande do Sul

EP se mobiliza para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Em meio a tempos desafiadores, onde a solidariedade e o apoio mútuo se tornam ainda mais essenciais, a EP tem o orgulho de anunciar seu papel ativo na assistência às vítimas das recentes tempestades que assolaram o Rio Grande do Sul. Conscientes da necessidade urgente de ajuda, mobilizamos nossos mais de 550 colaboradores em uma campanha solidária destinada a fornecer apoio vital para as comunidades afetadas.

Continuar lendo »