NASA Energia Solar na Lua
Investida deverá ser finalizada até o fim desta década
Visando fornecer energia solar no nosso satélite natural, a Lua, a NASA contratou três empresas para suprir essa demanda que auxiliará nas missões de astronautas que, em um futuro não tão distante, provavelmente terão a oportunidade de viver e trabalhar na superfície lunar. A agência espacial norte-americana fechou um contrato de aproximadamente US$ 20 milhões com as seguintes companhias: Lockheed Martin, Astrobotic Technology e Honeybee Robotics.
A quantia mencionada será dividida entre as empresas, para viabilizarem protótipos de geração de energia a partir de painéis solares verticais que possuam mastro com 10 metros de altura. É necessário que os equipamentos possam ser instalados autonomamente, podendo retrair e serem reinseridos facilmente. Manter-se estável em terrenos inclinados será obrigatório, assim como resistência às particularidades de poeira lunar.
LEIA TAMBÉM: FILTRO MOVIDO A ENERGIA SOLAR É CAPAZ DE ELIMINAR VÍRUS E BACTÉRIAS DA ÁGUA
A instalação dos painéis solares verticais deverá acontecer até 2030
Outra obrigatoriedade é não ser nem muito grande e nem muito pesado, para que seja mais fácil transportar o hardware até o nosso satélite natural com segurança e sem precisar se preocupar com problemas adicionais. A NASA está antecipando algumas situações que serão encontradas em missões futuras, como a implementação de colônias no Polo Sul da Lua, local que o sol não se eleva muito acima do horizonte, sendo necessário que os painéis operem com capacidade otimizada na vertical.
O prazo para que as ferramentas sejam instaladas é até 2030, e serão utilizadas tanto em missões tripuladas quanto nas robóticas. Fora a alternativa viabilizada pela energia solar, baterias, células de combustível e um pequeno reator de fissão nuclear poderão ser cogitados como opções complementares. As noites lunares duram, em média, duas semanas terrestres, então, a usina nuclear será uma opção para missões mais longas, e funcionará com o hardware movido a energia solar.
Fonte: Mundo Conectado
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INFRAESTRUTURA NATURAL: FLORESTAS CONSERVADAS E RESTAURADAS MELHORAM A QUALIDADE DA ÁGUA DE CAMPINAS E REGIÃO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRODUTOS (FERTILIZANTES) BIOTECNOLÓGICOS ESTIMULAM CRESCIMENTO E AUMENTAM PRODUTIVIDADE NO CULTIVO DE BATATAS