As projeções do IDA Water Security Handbook estimou que 2019 seria o melhor ano para o crescimento da dessalinização de água do mar, impulsionado por tarifas mais baixas
Em Israel e em outras partes áridas do mundo, as tarifas de dessalinização da água do mar caíram para USD 1/m³ ou menos, o que estimula o crescimento do mercado.
O atual IDA Water Security Handbook projeta que 2019 seria o melhor ano para o crescimento do mercado em relação à dessalinização da água de mar, superando até o que foi visto no final dos anos 2000. Não é de se surpreender que a redução nos custos operacionais e de capital da dessalinização estão entre os principais impulsionadores do aumento. O manual é uma publicação da Associação Internacional de Dessalinização (IDA, por suas siglas em inglês) e da Global Water Intelligence (GWI, por suas siglas em inglês).
O custo decrescente da produção de água dessalinizada, na verdade, tem uma longa história como impulsionadora da adoção e da crescente aceitação da dessalinização em todo o mundo. Por exemplo, entre os anos 60 e 80, o custo de dessalinização por destilação ultrarrápida (MSF), um processo térmico, foi reduzido em aproximadamente 90% e a aceitação do procedimento também aumentou. (Em 2017, as tarifas de MSF para a água dessalinizada caíram novamente em outros 20% em algumas regiões).
Financiamento para Dessalinização
Atualmente, 50% dos projetos de dessalinização são contratados no modelo de construir-operar-transferir (BOT) e desde 2010, 90% da capacidade contratada é destinada à dessalinização de processos de membrana, como osmose reversa de água de mar (SWRO). 2019 não seria uma exceção, pois os processos de membrana continuam a dominar o mercado. A dessalinização de processos térmicos, como MSF, manteve um nicho principalmente para projetos de grande escala no Oriente Médio.
O modelo de financiamento de projetos BOT começou a se destacar no início dos anos 80, o que tornou possível a produção de modestas plantas SWRO no Mediterrâneo e no Caribe. Os primeiros contratos de planta de SWRO Mediterrâneo (BOT) saíram a USD 1,50 – 2,00/m³.
LEIA TAMBÉM: TRATAMENTO COMPACTO INTELIGENTE: A CHAVE PARA A DESCENTRALIZAÇÃO.
Tarifas de Dessalinização
Nas últimas décadas, as tarifas de dessalinização variaram amplamente. O custo de alimentar as plantas de dessalinização é a maior variável no processo e o custo da eletricidade pode diferir substancialmente de uma região para outra.
- Mediterrâneo: com o desenvolvimento de uma força de trabalho mais informada e a otimização da eficiência energética, uma planta no Mediterrâneo produzia a uma tarifa de USD 0,74/m³ em 2001. Em 2018, outro contrato foi concedido a uma tarifa de USD 0,51/m³. O desenvolvimento na Espanha na década de 1990 culminou em contratos com tarifas de USD 0,20-0,36/m³. Após uma falsa partida anterior, a Argélia também lançou uma construção ambiciosa e bem estruturada de 12 plantas com tarifas de apenas USD 0,57/m³.
- Israel: Com os avanços tecnológicos em Israel em meados de 2010, as plantas de Ashkelon, Hadera e Sorek começaram a produzir água dessalinizada a tarifas USD 0,70-0,95/m³.
- Ásia e Austrália: Cingapura, Austrália, Índia e China se destacam por sua infraestrutura de dessalinização, embora seja difícil obter informações sobre tarifas para a Índia e a China. A tarifa de Chennai na Índia é de USD 1,03/m³ e a de Quingdao é de USD 0,71/m³. A Agência Nacional de Água de Cingapura (PUB) agora é contratada a uma tarifa de USD 0,54/m³. A planta em Melbourne, na Austrália, produz a uma tarifa de USD 0,89/m³.
- Mercado do Oriente Médio: No Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho, as plantas SWRO operam a tarifas mais econômicas entre USD 1,06 e USD 1,32/m³, enquanto a destilação de múltiplos efeitos (MED, por sua sigla em inglês) mantém uma pequena vantagem sobre as tarifas de SWRO no Golfo Pérsico em USD 1,21-1,34/m³. No entanto, com os contratos de 2018, três novas plantas serão dessalinizadas a baixas tarifas de USD 0,55/m³, USD 0,52/m³ e USD 0,49/m³.
- Estados Unidos: Embora os Estados Unidos não sejam líderes mundiais no volume total de dessalinização, a dessalinização por osmose reversa de água salobra está em um dos níveis mais altos do mundo. As tarifas nos EUA são casos separados a USD 4-5/m³ devido a custos de desenvolvimento mais altos e períodos de aprovação mais longos
Entre em contato com a Fluence, líder mundial em dessalinização com eficiência energética, para projetos desde grandes escalas até unidades descentralizadas ou compactas inteligentes.