Conteúdo Técnico

Controle de Qualidade Físico-Químico

Em primeiro lugar, o Controle de Qualidade Físico-Químico é um setor da área industrial que visa analisar a qualidade dos produtos produzidos. Ou seja, a manipulação de produtos, feita em diversas indústrias, ocorre num conjunto de processos realizados sob condições específicas. Sendo assim, o laboratório deve assegurar que a manipulação tenha sido realizada da forma adequada.

Por isso, os cientistas aplicam uma série de técnicas de laboratório em todo o processo produtivo, que juntas formam o controle de qualidade físico-químico. E portanto, a garantia de qualidade deve existir da manipulação até a entrega do produto final.

Mas como são realizados os testes físico-químicos? Qual é a importância dessa validação nas principais indústrias do mundo?

Prosseguindo com a leitura, você vai entender!

   

O que significa o controle de qualidade físico-químico no laboratório?

“A validação é a palavra-chave para ganhar a confiabilidade do público.”

O controle de qualidade físico-químico se trata de uma área voltada para a análise dos produtos fabricados. Ele tem o papel de garantir que essa fabricação ocorra conforme métodos e especificações padronizadas e registradas por órgãos reguladores.

Por isso, tem dois objetivos totalmente relacionados: manter a confiabilidade do produto em relação ao público e evitar ou reduzir erros durante o processo produtivo. Sendo assim, o controle ocorre através de:

  • — Intervenções;
  • — Monitoramento da produção;
  • — Avaliação das matérias-primas, embalagens, rótulos, bulas, produtos intermediários e finais.

Qual é a importância do laboratório de controle de qualidade físico-químico?

O laboratório de controle de qualidade físico-químico tem o papel de validar os processos produtivos. Dessa forma, a validação é a principal ferramenta para garantir a confiabilidade do processo e de seus componentes-chave.

Para comprovar os resultados dos testes físico-químicos, é necessário realizar a validação e comprovar por meio de documentações, porque são esses registros que identificam a segurança dos métodos aplicados pela sua indústria. Em contrapartida, caso não tenha a validação, a sensibilidade das técnicas de laboratório podem auxiliar apontando onde estão os erros.

Sendo assim, surgem os Procedimentos Operacionais Padrão, ou POPs, que são documentos de uso interno. Em suma, eles são utilizados para a validação de todos os processos, então, permite que os validados possam ser reproduzidos com segurança por todos os colaboradores.

Através dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), você tem uma forte arma para proporcionar a garantia de qualidade.

Então, você também gostaria de saber mais sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) ? Clique aqui para ler o nosso artigo sobre o assunto!

Controle de qualidade físico-químico: quais são as suas principais atribuições?

A princípio, para assumir as suas atribuições, o laboratório deve apresentar uma constituição de elementos que afirmem a sua confiabilidade. Em síntese, eles são:

  • — Equipamentos, que devem estar qualificados e calibrados;
  • — Solventes, reagentes e padrões adequados para os testes físico-químicos;
  • — Equipe qualificada e treinada para todas as etapas do controle de qualidade;
  • Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva;
  • — Metodologia analítica, que deve ser oficial ou validada, de forma que os testes sejam realizados conforme as legislações.

Com essa constituição, a área de controle da qualidade apresenta autonomia para as suas principais atribuições.

Quais são as principais atribuições do Controle de Qualidade nas indústrias?

  • — Realizar as análises no laboratório, seguindo o compêndio da área de indústria ou metodologia analítica validada;
  • — Avaliar e testar as características físico-químicas do produto;
  • — Controlar a qualidade por todo o processo produtivo;
  • — Realizar inspeções na fabricação de amostragens, seguindo os procedimentos padrões;
  • — Registrar e documentar todos os testes, processos e métodos;
  • — Investigar todas as reclamações registradas pelos consumidores;
  • — Monitorar todas as matérias-primas, embalagens e produtos finais;
  • — Aprovar (ou reprovar) o produto já pronto para a comercialização.

Todas as atribuições executadas devem ser registradas e documentadas para que o processo de controle seja validado!

   

Técnicas de laboratório: quais são os principais ensaios realizados nas etapas do controle de qualidade?

Para que o laboratório cumpra com o seu objetivo nas etapas do controle de qualidade, ele precisa empregar técnicas analíticas sensíveis, exatas e precisas. Sendo assim, é mais garantido que irá gerar resultados confiáveis mais rapidamente.

Os ensaios a seguir podem ser aplicados nas principais indústrias, como a indústria farmacêutica, indústria cosmética e indústria de alimentos. Veja agora quais são eles!

Peso médio

Na determinação de peso médio, é verificado se as unidades presentes num lote apresentam peso uniforme.

Identificação e quantificação do princípio ativo

As análises realizadas para identificação e quantificação do princípio ativo são os ensaios mais comum das indústrias farmacêutica e cosmética, isto porque, é necessário qualificar e quantificar aquela espécie química antes de inserir na formulação.

Doseamento do princípio ativo

Também comum na indústria farmacêutica, o ensaio de doseamento verifica a quantidade do princípio ativo para saber se está dentro do aceitável.

Pureza

Os ensaios de pureza existem para determinar as impurezas orgânicas e inorgânicas presentes nas amostras.

Outros ensaios comuns no controle de qualidade

A seguir, confira a lista dos ensaios físico-químicos mais comuns no laboratório de controle de qualidade:

  • Físicos – por exemplo: densidade, flamabilidade, teor de carga e umidade, absorção de água, impacto, tração, flexão, rasgamento, compressão e dureza;
  • Químicos – por exemplo: determinação de pH, determinação de volume, análise de aspecto, espectroscopias, cromatografia líquida, cromatografia gasosa, etc.

Conclusão

Em conclusão, nas indústrias químicas, alimentícias, cosméticas e farmacêuticas realizam-se ensaios físico-químicos para assegurar a qualidade dos produtos. Com o propósito de evitar erros e gerar confiança comercial, tanto para o produto final quanto do produto do processo industrial.

Dessa forma, ao ser parte do laboratório presente no controle de qualidade, com as suas técnicas de laboratório, você garante qualidade a uma parte da indústria. Por isso, consequentemente, você diminui a insatisfação dos consumidores em geral!  

Mais sobre este autor:

Ingrid Ferreira Costa

Ingrid Ferreira Costa é Founder & CEO da Biochemie – uma empresa de educação corporativa que prepara os Cientistas para o mercado de trabalho.

Foi uma das 100 escolhidas para participar do Programa de Aceleração de Creators do LinkedIn no Brasil. Ela é responsável por liderar a Divulgação Científica no LinkedIn e engajar comunidades que atuam nas áreas de Química, Biotecnologia e Ciência da Vida.

Ela possui formação nas áreas de Química, Ciências Farmacêuticas, Gestão da Qualidade e Cosmetologia.

Para você acompanhar os cursos, eventos e mentorias nas áreas de Química, Biotecnologia e Ciências da Vida, acompanhem a Ingrid pelo LinkedIn e/ou Instagram.

E-mail: [email protected]